Em 2025 a Norton, vinícola argentina que é a quinta maior exportadora de vinhos do País, completa 130 anos e para celebrar, criou um Malbec único a partir da colheita seletiva do quartel Nº 3 da Finca Agrelo. O rótulo tem edição limitada e apenas 2.000 garrafas magnum. Envelhecido por 12 meses em barrica, ele não é clarificado nem filtrado e promete uma evolução excepcional.
“Este ano é significativo para a Norton, ao celebrarmos 130 anos de história. Fazer parte dela nos motiva a continuar impulsionando a inovação e a construir o futuro deste grande legado”, expressou Tomás Lange, CEO da Norton.
Eu tive o privilégio de provar em primeiríssima mão o vinho dos 130 anos. O enólogo chefe da Norton, David Bonomi, que esteve no Brasil para lançar a novidade, passou por Brasília e apresentou o rótulo durante um almoço.
“Se algo que o vinho nos ensinou é a importância do tempo e da constância. Este ano é muito significativo para a Norton e me orgulha profundamente contribuir com um Malbec especial, concebido para comemorar nosso aniversário”, conta o especialista.

Foto: divulgação
Sobre a Norton
Fundada em 1895 por Edmund Norton em Perdriel, a Norton nasceu com a ideia de apresentar ao mundo a riqueza do terroir argentino e transformar o vinho em emblema cultural. Impulsionados por esse desejo, criaram o primeiro vinho do país engarrafado na origem para sua comercialização. Décadas depois, elaboraram um Malbec lendário: o primeiro a ser vendido fora da Argentina, exportado para os Estados Unidos em 1974.
A marca expandiu sua paixão para todos os cantos do mundo, mantendo o sonho vivo em cada garrafa, presente em mais de 72 países. Hoje, por meio de iniciativas de impacto social e ambiental, como suas práticas sustentáveis e programas de apoio comunitário em suas propriedades, a Norton continua reforçando seu compromisso com um futuro vitivinícola responsável e inovador.
Os vinhos da Norton são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.