GPS Brasília comscore

Aspartame entra na lista de “possivelmente cancerígena” da OMS

O aspartame, principal adoçante utilizado em refrigerantes dietéticos, foi classificado como uma substância “possivelmente cancerígena” pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS). O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (13).

 

A decisão da entidade é baseada em avaliações de estudos relacionados ao desenvolvimento de câncer em humanos, bem como testes clínicos em animais e evidências sobre as principais características dos carcinogênicos. Um grupo de trabalho composto por 25 especialistas independentes de 12 países conduziu a análise.

 

No entanto, o parecer do Comitê Misto da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e da OMS de Peritos em Aditivos Alimentares (JECFA) concluiu que não há evidências convincentes de efeitos adversos do aspartame após a ingestão, seja em animais ou em seres humanos. O comitê afirmou que não há motivo para alterar a recomendação máxima diária de consumo, que é de 40 mg/kg.

 

A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) também indica que a ingestão máxima de aspartame pode ser de 50 mg/kg. De acordo com a agência, uma pessoa com peso médio de 60 kg teria que consumir mais de 75 pacotes de 8 g de aspartame para estar exposta a algum risco.

 

Em março deste ano, a OMS já havia desaconselhado o uso de adoçantes não nutritivos como substitutos do açúcar em dietas para controle de peso. O alerta destacava potenciais efeitos colaterais a longo prazo, como maior risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, trombose e certos tipos de câncer em adultos.

 

No entanto, não há consenso científico sobre os possíveis danos à saúde causados por adoçantes não nutritivos, incluindo o aspartame. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) será responsável por avaliar as recomendações da OMS para orientar ações regulatórias relacionadas ao acesso a esses produtos.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.