Os governadores Ronaldo Caiado (União-GO) e Ibaneis Rocha (MDB-DF) enviaram, nesta quarta-feira (20/, ofício ao Ministério dos Transportes e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pedindo a prorrogação da suspensão do reajuste das tarifas de ônibus do Entorno por mais 90 dias.
Sem a medida, o aumento de 2,91% entra em vigor já no próximo sábado (23), impactando milhares de trabalhadores que dependem do transporte semiurbano entre Goiás e o Distrito Federal.
No documento, os gestores argumentam que a prorrogação é necessária para não comprometer a economia da região, sustentada em grande parte pelo deslocamento diário de moradores do Entorno para Brasília.
O texto também reforça a defesa da criação do Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno (Cirme), cuja minuta já foi protocolada no Ministério dos Transportes. O órgão permitiria uma gestão compartilhada entre União, Goiás e Distrito Federal, atualmente sob responsabilidade exclusiva da União.
“Goiás e o Distrito Federal estão sensíveis ao problema enfrentado pela população do Entorno e dispostos a participar de uma solução compartilhada. Goiás defende essa proposta desde 2019”, destacou Ronaldo Caiado.
O governador goiano também defendeu que a prorrogação é essencial para permitir o avanço das negociações com a União.
“É fundamental ter mais prazo para concluir as negociações e não penalizar a população com o aumento da tarifa nesse momento”, afirmou.