O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (19), a abertura de 10 mil novas vagas no programa Mais Médicos. As oportunidades são nas áreas de coparticipação de estados e municípios. O edital para inscrição dos profissionais já está disponível online.
Com a ampliação, o Mais Médicos chegará a cerca de 15 mil novos postos de trabalho até o final de 2023. De acordo com o ministério, a prioridade dessas vagas será garantir a saúde a municípios com maior vulnerabilidade social e de difícil provimento.
Os médicos formados no Brasil terão prioridade nesta etapa da seleção. Na primeira etapa do programa, divulgada em maio, foram realizadas mais de 34 mil inscrições, o maior número desde a criação do Mais Médicos, em 2013. Esses 34 mil inscritos participaram da seleção para 5.970 vagas, distribuídas em 1.994 municípios espalhados pelo País.
Nesta segunda-feira, também, deve ser publicada a portaria com os critérios para os gestores locais. No presente modelo, o Ministério subtrai do repasse destinado ao piso de Atenção Primária à Saúde o montante mensal do custeio da bolsa-formação dos médicos.