Os Estados Unidos anularam mais de seis mil vistos de estudantes estrangeiros desde a implementação de novas regras para imigrantes sob a administração de Donald Trump.
A principal justificativa para as revogações foi a permanência além do tempo autorizado e o descumprimento das legislações norte-americana.
Segundo um responsável do Departamento de Estado dos EUA, cerca de quatro mil vistos foram cancelados devido a infrações como agressão, direção sob efeito de álcool, roubo e apoio a atividades terroristas.
O secretário de Estado, Marco Rubio, também tomou medidas contra estudantes que participaram de manifestações críticas à ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.
Em declarações públicas, o secretário afirmou que revogava vistos diariamente e fez comentários sobre estudantes estrangeiros militantes: “Sempre que encontro um desses malucos, eu lhes retiro o visto”.
Em seu primeiro dia como presidente, Trump assinou um decreto que determinava mais firmeza no controle de entrada de estrangeiros, com o foco em possíveis atitudes contrárias aos Estados Unidos e seus valores.
Com informações de agências