Mais do que a revolta da torcida, a derrota humilhante do Santos para o Vasco por 6 a 0, neste domingo (17), teve reflexos imediatos no elenco alvinegro. Logo após o término da partida, o clube anunciou a demissão do treinador Cleber Xavier. O treinador deixa a equipe com 15 jogos no comando, sendo sete derrotas, três empates e cinco vitórias — aproveitamento de 40%.
Também após a partida, o craque Neymar, que deixou o gramado do Morumbis chorando, classificou o desempenho da equipe como uma “vergonha”. Esta foi a maior derrota da carreira do camisa 10 do Santos.
“Foi uma m… É uma vergonha fazer esse tipo de jogo com a camisa dos Santos”, disse Neymar. “Todo mundo antes de botar a cabeça no travesseiro na sua casa tem que pensar no que quer fazer”, completou o camisa 10, dizendo que se for para repetir o que foi feito no domingo nem é preciso se reapresentar.
O jogo
O Vasco protagonizou uma tarde de gala neste domingo (17) e atropelou o Santos por 6 a 0, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbis. Com uma atuação de eficiência cirúrgica, o time carioca converteu 75% dos chutes no alvo em gols, transformando oito finalizações certas em uma goleada histórica.
Os gols vascaínos foram marcados por Lucas Piton, David, Rayan, Tchê Tchê e Philippe Coutinho, que balançou a rede duas vezes e comandou a festa do Cruzmaltino. Do outro lado, o Santos pouco produziu: acertou apenas dois chutes em direção ao gol em seis tentativas, sem oferecer perigo real ao goleiro adversário.
A torcida santista, que lotou as arquibancadas em busca de um resultado positivo, não escondeu a revolta com a atuação da equipe. Ao apito final, protestos ecoaram no estádio, refletindo a frustração com a derrota acachapante e a preocupação com a proximidade da zona de rebaixamento.