GPS Brasília comscore

Saiba o que são probióticos e quem pode tomar a suplementação

Os probióticos são bactérias do bem que usados da maneira e na quantidade correta auxilia o intestino no bom funcionamento. A questão é que nem todo mundo precisa tomar o suplemento, já que no intestino há bactérias boas conhecidas por comensais, apesar de popularmente essas serem confundidas com os probióticos.

 

A nutricionista Giovanna Blando explica que não necessariamente os probióticos são bactérias, mas podem vir em forma de “fungos, piros, arqueas, então qualquer microrganismo que esteja de fato vivo”. A profissional ainda ressalta que existe uma fase na vida da mulher a qual probióticos aparecem no intestino, mas somente nas mães.

 

“Mas então não temos bactérias probióticas dentro de nós? Sim, nas mães. O leite materno possui bactérias que vão para o bebê, melhorando a saúde dele (que é o hospedeiro). Então a mãe que está amamentando tem bactérias probióticas dentro dela”, explica.

 

Fora da maternidade então, em qual situação os seres humanos devem ou podem tomar o medicamento? Em entrevista ao GPS Lifetime a nutricionista Giovanna Blando explica.

 

  • Em que casos são indicados o uso de probióticos?

Em casos de desequilíbrio da flora intestinal, que podem ser doenças ou questões passageiras no intestino. Os casos mais clássicos são em pessoas com retocolite ulcerativa; sibo, quando há crescimento bacteriano exagerado no intestino delgado; Doença de Crohn; gastrite associada a H. Pylori; Doença Celíaca;  Síndrome do Intestino Irritável, entre outros.

 

  • Probióticos: o que são e como funcionam?

Os probióticos são microrganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas, trazem benefícios para a saúde. É importante destacar que os probióticos podem ser encontrados em diversas formas, como fungos, piros e arqueas, e não apenas em bactérias. A definição de probiótico é qualquer microorganismo vivo que, administrado na dose correta, traz benefícios para o hospedeiro. 

Devemos, no entanto, tomar cuidado com a administração e prescrição de probióticos, pois eles não podem ser destruídos, por exemplo, batidos no liquidificador, pois isso compromete sua viabilidade.

 

  • Qual o principal efeito de um probiótico? 

O principal efeito dos probióticos é atuar como um microengenheiro ambiental, favorecendo o crescimento de bactérias benéficas que favoreçam a saúde do organismo, segundo a Nature 2020.

É importante destacar que os probióticos não funcionam se não houver uma mudança de hábitos alimentares para criar um ambiente favorável para o crescimento dessas bactérias.

 

  • Qual tipo de alimentação favorece ou não o uso de probióticos?

Dar probióticos sem mudar os hábitos alimentares não é eficaz, pois ao consumir apenas alimentos ultraprocessados e fast-food, o crescimento de bactérias ruins é favorecido e os probióticos não têm capacidade de eliminá-las. 

Dessa forma, é necessário que o nutricionista faça uma reeducação alimentar no indivíduo, melhorando o substrato e o ecossistema, para que os probióticos possam crescer e se fortalecer, combatendo as bactérias ruins.

 

  • É possível encontrar probióticos “naturais”, ou seja, somente pela alimentação?

Embora os probióticos não possam ser obtidos através da alimentação, podem ser encontrados em alimentos fermentados, mas como prebióticos, que são os alimentos dos probióticos e só podem ser obtidos através da alimentação. O psyllium, a inulina e a goma guar são exemplos conhecidos de prebióticos que podem ser administrados de forma suplementar, mas o melhor prebiótico é o próprio alimento.

A propósito, os prebióticos não se limitam apenas às fibras solúveis, que são carboidratos não digeríveis e fermentáveis. Desde 2016, temos prebióticos que incluem polifenóis e flavonoides. Além disso, algumas vitaminas como a vitamina D, quando utilizada como suplemento, pode servir de prebiótico, melhorando a microbiota intestinal.
 

 

Veja também

Nas vezes em que o comendador impunha restrições às atividades …

Os indivíduos com idade mais avançada apresentam um risco aumentado …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI