O programa Altas Horas, comandado pelo apresentador Serginho Groisman, recebeu nesse sábado (16) o influenciador digital Felca, que ganhou repercussão nacional nas últimas semanas após publicar um vídeo em seu canal no YouTube denunciando a adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais, em especial, o caso do influenciador Hytalo Santos, que segue preso em São Paulo.
Na entrevista, Felca contou que passou mais de um ano produzindo o vídeo que viralizou e reunindo as informações e provas de diferentes casos que envolvem a exposição de menores de idade na internet. “A exposição não é algo fácil de lidar, vem com críticas, às vezes com um assédio, e a criança não está preparada para receber qualquer tipo dessas coisas”, afirmou o influenciador. “Criança não deve produzir conteúdo na internet. Internet é um ambiente para adultos”, acredita.
Durante o programa, ele relembrou como começou na internet e como, quando tinha 12 anos, seus pais o aconselharam a não produzir conteúdos digitais pois, por ser muito novo, não conseguiria entender a complexidade das redes. “Hoje, quando olho para trás, entendo muito bem [a decisão] e agradeço meus pais”, revelou.
Em sua opinião, o uso de redes sociais por crianças deve ser supervisionado pelos pais e feito de forma moderada. “Mas se você não tem a capacidade, se você não consegue ser um pai presente, se você trabalha muito, às vezes tem muitas ocupações e tudo mais, na minha opinião, bloqueio [das redes]”, comentou.
Confira a entrevista completa aqui:
O vídeo Adultização foi publicado no dia 6 de agosto e já acumula mais de 44 milhões de visualizações.