O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo nesse sábado (16) provocando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as tarifas aplicadas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros. Na gravação, Lula aparece plantando um pé de uva Vitória no Palácio da Alvorada e afirma que “não adianta Trump taxar a nossa uva”.
“Aqui é um presidente que bota a mão na massa. Veja, aqui eu tô plantando uma uva Vitória. É uma uva do Vale do São Francisco. Não adianta o presidente Trump taxar a nossa uva, porque, se for necessário, ela vai para a Merenda Escolar, sobretudo porque é uma uva sem semente. Então, tá aqui plantado e registrado o primeiro pé de uva Vitória no Palácio da Alvorada”, diz o presidente na gravação.
No vídeo, Lula volta a defender o diálogo como saída para o tarifaço de Trump. “Por isso, Trump, eu queria aproveitar esse sábado, em que eu tô plantando o pé de uva Vitória aqui no Palácio da Alvorada. Um lugar que eu espero que um dia você possa visitar, que a gente possa um dia conversar, para que você conheça o Brasil verdadeiro.”
“O Brasil do povo que gosta de samba, que gosta de Carnaval, que gosta de futebol, que gosta dos Estados Unidos, que gosta da China, que gosta da Rússia, que gosta do Uruguai, que gosta da Venezuela… Nós gostamos de todo mundo. Agora, isso aqui é um exemplo: eu estou plantando comida, e não plantando violência, nem plantando ódio”, completa o petista.
Veja a publicação:
Hoje foi dia de colocar a mão na massa e plantar o primeiro pé de Uva Vitória do Palácio do Alvorada. Uva brasileira, sem semente, desenvolvida pela Embrapa.
Aqui, a gente planta comida e não violência ou ódio.
🎥 @JanjaLula pic.twitter.com/tov9N5NHWo
— Lula (@LulaOficial) August 17, 2025