GPS Brasília comscore

Doenças de pele podem piorar com o estresse, diz pesquisa

Uma **pesquisa** realizada na **França**, entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021, período considerado crítico para a **pandemia** do Covid-19, e publicada no _The Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology_, em agosto de 2022, avaliou o **estresse** percebido em adultos com quatro **moléstias cutâneas inflamatórias comuns e crônicas** (acne, dermatite atópica, psoríase e a hidradenite supurativa); a **autopercepção** da gravidade da doença; e a **qualidade** da saúde.

Ao todo, 7.273 indivíduos participaram do estudo, constando que a seriedade dos **distúrbios autoavaliados** foi moderada em 49,73% das pessoas e 66,3% relataram escores altos de estresse.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/jeshoots_com_2v_D8l_Ihdnw_unsplash_1aafeaea1b.jpg)

>“Apesar de ser uma reação natural do corpo e atuar no mecanismo de defesa, liberando substâncias, como o cortisol e a adrenalina, que fazem o organismo reagir mais rápido diante de algumas situações, quando o estresse se torna crônico, esses hormônios enfraquecem a barreira cutânea, prejudicando a oleosidade natural, que ajuda a manter a hidratação, deixando a pele mais seca, o que contribui para a entrada de organismos que provocam problemas e pioram condições já existentes”, explica Geisa Costa, médica dermatologista.“Apesar de ser uma reação natural do corpo e atuar no mecanismo de defesa, liberando substâncias, como o cortisol e a adrenalina, que fazem o organismo reagir mais rápido diante de algumas situações, quando o estresse se torna crônico, esses hormônios enfraquecem a barreira cutânea, prejudicando a oleosidade natural, que ajuda a manter a hidratação, deixando a pele mais seca, o que contribui para a entrada de organismos que provocam problemas e pioram condições já existentes”, explica Geisa Costa, médica dermatologista.

No estudo, 2.538 participantes tinham **dermatite atópica**, um processo **inflamatório** que causa pontos **avermelhados**, **coceira** e **descamação**. Enquanto 2.329 sofriam com **psoríase**, caracterizada por lesões avermelhadas que descamam a pele em áreas como os cotovelos, joelhos e couro cabeludo. _“Ela tem fundo genético em 30% dos casos, mas é agravada, principalmente, pelo estresse”_, comenta a especialista, que é membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia Pediátrica e Membro da Sociedade Brasileira de Laser.

Com relação a **acne**, 1.605 integrantes se queixaram do problema. _“Os hormônios ligados ao esgotamento físico e mental estimulam a produção de glândulas sebáceas e com isso o corpo produz sebo em maior quantidade”_, alerta Geisa Costa, diretora clínica e fundadora do _Art Beauty Center_ (São Paulo e Uberaba/MG).

![(Foto: Freepik)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/shocked_woman_squeezing_pimple_in_bathroom_e5f9b2c2ff.jpg)

E, por fim, a **hidradenite supurativa**, que acometeu 801 pessoas. Chamada de **acne inversa**, é uma **inflamação/infecção** das **glândulas sudoríparas**. As **causas** desse problema ainda não são esclarecidas, como aponta a Sociedade Brasileira de Dermatologia. _“Mas sabe-se que alterações de saúde pioram o quadro”,_ revela Geisa Costa.

Embora o nível de **estresse** tenha sido muito alto em todos os grupos da pesquisa e, principalmente, naqueles pacientes com formas **graves** da doença, menos de 15% receberam **apoio psicológico**. Quando esse **auxílio** foi proposto, apenas dois, em três pacientes, aceitaram._ “Essa enfermidade exige uma equipe multidisciplinar. O próprio dermatologista, por exemplo, pode indicar outros especialistas, como psicólogo e psiquiatra. Quando a pessoa tem esse suporte, consegue melhorar a saúde mental e, ao mesmo tempo, isso reflete no controle e cura dos problemas de pele”_, argumenta a médica.

![(Foto: Freepik)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/close_up_shot_of_upset_woman_with_afro_hairstyle_posing_in_the_studio_0de4cb93c5.jpg)

Outro ponto é sobre o **tratamento**. _“Pele é estímulo constante, então precisa de cuidados regulares, acompanhamento preventivo e não deixar uma queixa piorar para procurar ajuda, já que tudo pode resultar em alta e baixa autoestima”_, conclui Geisa Costa

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.