GPS Brasília comscore

Documentário leva debate sobre avós jovens na Amazônia ao Festival de Gramado

O filme traz um olhar íntimo sobre as heranças de desigualdade, ausências históricas e novas formas de cuidado

O Festival de Cinema de Gramado, um dos mais tradicionais e prestigiados do País, deu início a mais uma edição, reunindo produções que refletem a diversidade e a força do audiovisual brasileiro. Entre os destaques da Mostra Competitiva de Longa-Metragem Documentário está Os Avós, dirigido por Ana Lígia Pimentel, que leva pela primeira vez o cinema produzido no Amazonas ao palco principal do evento.

O filme mergulha no cotidiano de homens e mulheres que se tornam avós ainda jovens, entre 30 e 35 anos, revelando um ciclo familiar marcado por desigualdades históricas, ausências e novas formas de cuidado. Resultado de uma escuta construída ao longo de anos pela diretora, que vive desde 2017 na comunidade ribeirinha do Livramento, em Manaus, o longa surge com uma narrativa construída com olhar íntimo, ético e poético.

“Convivendo direta e indiretamente com famílias jovens na zona ribeirinha de Manaus, percebi que pessoas em extrema vulnerabilidade emocional estavam passando por uma situação cíclica e cultural. Essa conjuntura afeta principalmente as crianças – inclusive nas relações sem muito afeto com as próprias mães”, afirma Ana Lígia.

avós - GPS Brasília - Portal de Notícias do DF avós - GPS Brasília - Portal de Notícias do DF avós - GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

Em sua narrativa, o longa, que tem narração de Maria Ribeiro, e foi filmado entre comunidades ribeirinhas e urbanas do Amazonas, rejeita a lógica expositiva e aposta numa linguagem sensorial, guiada pela fotografia de Ana Rezende, que transforma a luz da floresta e os ritmos dos rios em metáforas visuais. A montagem do projeto é assinada pela própria Ana Lígia, com consultoria de Jordana Berg (membro da Academia do Oscar) e alterna respiros poéticos e momentos de confronto emocional. 

“Na época em que comecei a escrever o argumento de Os Avós, eu não sabia se seria um filme ou uma pesquisa literária. Tinha desistido do audiovisual e trabalhava com Turismo, minha primeira formação, enquanto vivia a maternidade na floresta. Cheguei a achar que o projeto era uma ilusão. Pensava: ‘Moro em Manaus, não tenho contatos no meio, não sou milionária, nunca vai dar certo viver disso.’ Mas me inscrevi num edital público sem expectativa, e passei em primeiro lugar. Produzir ‘Sete Cores da Amazônia’ reacendeu algo em mim. Quando terminei, soube que ‘Os Avós’ seria o próximo. E foi.  Esse projeto é fundamentado no meu desejo sincero de expor essas histórias”.

avós - GPS Brasília - Portal de Notícias do DF avós - GPS Brasília - Portal de Notícias do DF avós - GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

A presença do longa na mostra, que é realizado até o dia 23 de agosto, representa um marco para o cinema nortista, historicamente sub-representado no circuito dos grandes festivais brasileiros. Apesar de participações pontuais e significativas ao longo das décadas, como O Barco e o Rio (de Bernardo Abinader, 2020) e Noites Alienígenas (2022), Os Avós é o primeiro longa-documentário do Amazonas a integrar a competição oficial.

“Pelo ineditismo do tema que abordamos na obra, imaginávamos que alguns festivais poderiam se identificar. Mas Gramado foi uma linda surpresa. Representar o Amazonas é uma honra e missão muito grandes. Queremos ressaltar que o cinema e as histórias do Amazonas são interessantes, potentes – e parte de um Brasil profundo e desconhecido dos demais”, diz Ana Lígia.

Já para a atriz e escritora Maria Ribeiro, que assina a narração, Os Avós é um filme urgente e necessário, especialmente por casar perfeitamente com o debate atual sobre adultização de crianças. Com 90 minutos de duração, a obra retrata um ciclo geracional, o filme ilumina brechas de um sistema que, mesmo oferecendo assistência médica e informação, falha em transformar estruturas culturais, emocionais e históricas enraizadas.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI