GPS Brasília comscore

Câncer de cólon: entenda o que é a doença de Pelé

Muito se comenta nas redes e agora, com a Copa, sobre o atual estado de saúde do Pelé. Com **câncer de cólon**, o rei do futebol luta contra a doença desde 2021 e está internado desde o dia 29 de novembro deste ano. A população tem dúvidas e interesse em saber mais sobre a doença que é uma das mais populares quando o assunto é câncer. Por isso, o **GPS** entrevistou _Patrícia Schorn, oncologista e coordenadora do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Santa Lúcia_, para explicar um pouco mais do assunto.

De acordo com o **Instituto Nacional de Câncer (Inca)**, o câncer de cólon e reto responde por cerca de 10% de todos os casos da doença no país, a estimativa é que mais de 40 mil pessoas tenham sido diagnosticadas somente neste ano.

Segundo Patrícia, o câncer de cólon acomete homens e mulheres em proporções muito parecidas. Há uma pequena predileção para mulheres em relação aos homens. _”O maior risco associado ao câncer é a idade. O envelhecimento é o principal fator de risco para praticamente todos os tipos de câncer, incluindo o de cólon. Alguns fatores de risco, além da idade, estão relacionados a: obesidade, sedentarismo, dieta pobre em fibras (frutas e vegetais) e rica em carboidratos e gordura animal”_.

Já com relação à prevenção, a médica explicou que uma vida saudável pode ser a solução. “_Praticar exercícios físicos, evitar obesidade, dieta saudável, evitar gorduras animais, embutidos e enlatados e ingerir fibras (verduras, legumes e frutas) sempre serão algumas formas de cuidar da saúde”_, explica a doutora. Além disso, Patrícia enfatiza a necessidade da realização de colonoscopia que permita a identificação de lesões precursoras e a retirada delas. Essa estratégia realiza diagnóstico precoce e assim, a prevenção. Histórico pessoal ou familiar que aponte presença de pólipos (lesões benignas) e doenças inflamatórias intestinais também aumenta as chances do aparecimento desse tipo de tumor.

![Homenagem a Pelé na Copa do Mundo emociona fãs nas redes: ‘Saúde, Rei’ Foto: Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Reproducao_dbd4180c8f.webp)

A dúvida sobre o tratamento da doença é algo muito frequente. Patrícia explicou que a cirurgia é a saída nesses casos. _“Retirada do segmento intestinal que tem a lesão associada a retirada de linfonodos peri-tumorais seguido de quimioterapia em alguns casos. A cirurgia é o procedimento curativo. Outros tratamentos são realizados de acordo com o estadiamento da doença, ou seja, de acordo com a extensão do tumor.”_

No dia 3 de dezembro, **o perfil oficial de Pelé no Instagram divulgou uma mensagem para tranquilizar** os fãs: “Meus amigos, eu quero manter todos tranquilos e com o pensamento positivo. Estou forte, com muita esperança e sigo meu tratamento como sempre. Quero agradecer a toda equipe médica e de enfermagem, por todo zelo que tenho recebido”, diz o texto.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.