Diagnosticado em mais de 17 milhões de brasileiros, o **diabetes** é uma doença que, se não tratada, pode trazer diversos problemas para o organismo. O termo é usado para condições que envolvem **níveis elevados de açúcar no sangue** e pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio **insulina**, produzido no pâncreas pelas chamadas células beta.
No dia 14 de novembro é celebrado o **Dia Mundial do Diabetes** e, até o ano que vem, a campanha adota o tema de “_Acesso aos Cuidados da Diabetes_”. Se não tratada corretamente, a doença pode trazer **diversas complicações**, como envelhecimento precoce da pele, queda de cabelo, dificuldade de cicatrização, danos aos rins, causar ou piorar problemas vasculares, de fertilidade e orais.
![(Foto: Hush Naidoo Jade Photography)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/hush_naidoo_jade_photography_p_A0uoltkwao_unsplash_d7c630b6ea.jpg)
Além disso, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) informa que, entre janeiro de 2012 e março de 2022, dos 245 mil pacientes que sofreram **amputações** de membros inferiores no País, mais da metade tinham diabetes. Outro dado alerta que 85% das amputações relacionadas ao diabetes têm início com uma **lesão nos pés** e **perda de sensibilidade** na região.
O diabetes é dividido em categorias. Segundo o Ministério da Saúde, o **Tipo 1** “é causado pela destruição de células produtoras de insulina em decorrência do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina” e atinge cerca de 5 a 10% dos diabéticos. Já o **Tipo 2** “resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção” e ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.
Enquanto isso, o **diabetes gestacional** “é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto”. Existem ainda **outros tipos da doença** que são decorrentes de defeitos genéticos ligados a outros problemas de saúde ou com o uso de medicamentos.
Para tratar o diabetes, é imprescindível ter uma **dieta saudável** e uma **rotina regular de exercícios físicos**. Além disso, evitar o uso de tabaco pode prevenir ou retardar o diabetes tipo 2.