GPS Brasília comscore

As alergias de pele chegam entre a Primavera e o Verão

Saiba dicas de como prevenir o aparecimento de doenças de pele, bem como quais podem te acometer

Compartilhe:

Com o **Verão** se aproximando e a **Primavera** no ar, chegam também as alergias, principalmente as de pele. Por isso, o **GPS|Lifetime** trouxe dois especialistas em dermatologia para falar do assunto, as doutoras **Patrícia Castro** e **Paola Canabrava**.!

[Creme para as mãos (Foto: Towfiqu barbhuiya/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_c729dcfdc1.jpg)

>”Existem doenças dermatológicas relacionadas ao calor, sim, como brotoejas ou miliária, urticária colinérgica ou alergia ao suor, disidrose, micoses, herpes simples, acne solar e fitofotodermatite”, afirma Patrícia Castro.

Diversas são as doenças desta época do ano, tais como brotoejas (miliária), urticária colinérgica, disidrose, micoses, herpes simples, acne solar e fitofotodermatite. Apesar do nome enorme, a **fitofotodermatite** nada mais é que as queimaduras químicas causadas por, por exemplo, o líquido do limão em contato com o Sol. Por isso, atenção na hora de cozinhar, ok?

![Poros da pele (Foto: Amanda Dalbjörn/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_a4f43a891c.jpg)

>”Para evitar os problemas de pele, nesse período do verão devemos evitar roupas quentes e tecidos sintéticos, dar preferência ao uso de roupas de algodão com tecido leve, usar filtro solar toque seco ou oil control, que reduzem a oleosidade. Evite aglomerações em praias, piscinas, clubes e outros. Evite permanecer com roupas molhadas, e também não ande descalço em vestiários ou clubes para evitar micoses. Evite praias consideradas impróprias para banhos ou piscinas não adequadamente tratadas, assim como praias frequentadas por cães e gatos, bem como o contato com sumo/sucos/produtos cosméticos antes e durante a exposição solar”, ressalta Castro. “Fazemos prevenção das doenças conforme orientação de cuidados. Doenças como brotoeja, urticária solar, disidrose, podemos evitar com uso de roupas leves, frequentar ambientes arejados, evitar sapatos fechados no verão e higieniza-los frequentemente para evitar bactérias e fungos que causam doenças infecciosas como micoses e impetigos, usar filtro solar toque seco no corpo e face e aumentar ingestão de água. Usar protetor solar labial no verão para evitar recidiva de herpes simples naquelas pessoas que já tiveram a doença. Em caso de doença já instalada, procurar médico dermatologista para tratamento específico”, completa Castro.

A maior parte dessas doenças de pele podem ser evitadas em caso de prevenção ao calor excessivo dessa época do ano, como utilizar roupas leves (geralmente, de algodão) e não frequentar praias e piscinas impróprias.

**Veja dicas de como se proteger de doenças de pele do verão**
Use roupas leves
– Evite sapatos fechados
– Evite praias impróprias
– Se hidrate
– Utilize protetor solar (corporal, facial e labial)
– Evite o contato com sumo/sucos/produtos cosméticos antes e durante a exposição solar

![Tratamento de pele (Foto: Enecta/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_47bdb42c7b.jpg)

>”O calor favorece o suor e com isso aumentamos a umidade da pele , favorecendo a proliferação de microorganismos, principalmente os fungos. Além disso, o aumento de suor também pode gerar alteração nas glândulas sudoríparas , causando, por exemplo, a brotoeja. No verão também é mais comum o hábito de frequentar praias e clubes, podendo ocorrer doenças na pele pela exposição excessiva ao sol nesse período (como queimaduras) e pelo contato com a areia”, explica a dermatologista do Hospital de Brasília, Paola Canabrava. “Os tratamentos dependem da doença, por exemplo, para brotoeja é necessário uso de roupas mais adequadas para o verão para reduzir a quantidade de suor, podem também ser usados cremes emolientes, já as micoses superficiais tem tratamento antifúngico específico tópico e, quando a clínica é mais exuberante, associamos o tratamento oral. Para larva migrans tem que se fazer uso de anti parasitário específico. E para queimaduras, como a desencadeada pelo contato do limão com sol, usamos cremes que ajudam a recuperar a pele e sempre muito protetor solar”, conclui.

**Quais são as doenças de pele mais comuns?**
– Miliária/Brotoeja
– Micoses superficiais
– Intertrigo
– Pitiríase versicolor
– Fungos
– Acne Solar
– Fitofotodermatoses
– Bicho geográfico (em caso de contato com a praia)