Entre janeiro e junho de 2025, a Costa Rica registrou um crescimento de 25,6% no número de turistas brasileiros, em comparação ao mesmo período de 2024, de acordo o Instituto Costarriquenho de Turismo (ICT). Segundo pesquisas realizadas no Aeroporto Internacional Juan Santamaría, localizado a poucos quilômetros da capital San José, os brasileiros tradicionalmente visitam o país para aproveitar o sol e a praia, surfar nas ondas do Pacífico e do Caribe, desfrutar de diversos passeios ao ar livre e se aventurar na natureza.
Uma das características mais valorizadas pelos visitantes que chegam ao país é a facilidade de locomoção e a possibilidade de explorar diferentes regiões em distâncias relativamente curtas. A Costa Rica tem pouco mais de 51 mil quilômetros quadrados, sendo um destino ideal para viajar em família, ao oferecer atividades que vão desde esportes radicais, práticas de bem-estar e yoga, até uma programação cultural variada e interessantes opções gastronômicas.

Foto: reprodução/Visit Costa Rica

Foto: reprodução/Mala de Aventuras
O país também é reconhecido por sua natureza e biodiversidade – com mais de 500 mil espécies de flora e fauna -, sustentabilidade, cordialidade de seu povo e hospitalidade. “Estamos muito felizes que a Costa Rica esteja ganhando cada vez mais visibilidade entre os brasileiros”, afirma Heilyn James, líder do mercado da América Latina no ICT. “Esse resultado é fruto de um investimento contínuo e estratégico nesse mercado. Desde o ano passado, por exemplo, contamos com um voo direto entre San José e Guarulhos”, destaca.
O que fazer na Costa Rica
Um dos principais atrativos do país latino são os parques nacionais – são aproximadamente 29, cada um com diferentes paisagens e biodiversidades. As atividades incluem trekking, caminhadas nos vulcões Poás, Irazú ou Arenal, observação de animais como pássaros, bichos-preguiça, entre outros, passeios de caiaque e barco, banho em fontes termais e surfe.

Vulcão Poás | Foto: Camille Panzera/Melhores Destinos

Vulcão Arenal | Foto: Camille Panzera/Melhores Destinos

Jacaré em Tortugero | Foto: Camille Panzera/Melhores Destinos
Já quando estiver em San José, a capital costa-riquenha, não deixe de visitar o Teatro Nacional da Costa Rica, o Mercado Central de San José, o Museu do Ouro Pré-Colombiano (Museo do Oro Precolombino), o Museu de Jade e da Cultura Pré-Colombina (Museo del Jade y de la cultura precolombina), além de visitar o Museu Nacional da Costa Rica e passear no Parque La Sabana.
Outra dica é conhecer Cartago, a antiga capital do país. Por lá, visite a Basílica de Nuestra Señora de los Ángeles, as Ruínas de Santiago Apóstolo, o Parque Nacional do Vulcão Irazú, o Vale de Orosi e a Igreja Colonial de Orosi. Ainda, inclua no roteiro uma a vila de Puerto Viejo de Talamanca, na região de Limón, a reserva indígena dos Bribri, e a Praia Tamarindo.

Teatro Nacional da Costa Rica | Foto: Camille Panzera/Melhores Destinos

Termas de Baldi, em La Fortuna | Foto: Camille Panzera/Melhores Destinos

Basílica de Cartago | Foto: Camille Panzera/Melhores Destinos

Puerto Viejo de Talamanca | Foto: Camille Panzera/Melhores Destinos