Se estamos **emocionados, relaxados, animados ou com medo**, é o nosso coração que dita como todo o resto do corpo reagirá. Sua **pulsação calma ou acelerada** nos revelará como estamos nos sentindo, e é importante que o órgão esteja em funcionamento pleno para que essas ações aconteçam **com naturalidade e sem perigos**.
Segundo um estudo da **Sociedade Brasileira de Cardiologia**, 14 milhões de brasileiros possuem alguma doença cardíaca e cerca de **400 mil morrem anualmente em decorrência dessas enfermidades**, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país. Somado a isso está o fato da pandemia da **Covid-19** ter colaborado para o aumento dos problemas cardíacos, agravando ainda mais a situação e demonstrando que esse deve ser um assunto de extrema relevância.
Vivemos um momento em que a saúde virou prioridade para grande parte da população. Pensando nisso, o **GPS** conversou com **Lázaro Fernandes de Miranda, cardiologista do Hospital Santa Lúcia e conselheiro da Sociedade Brasileira de Cardiologia do DF**, que nos contou como cuidar da saúde do coração no dia a dia, em **atos do cotidiano e que não exigem grandes esforços**. Confira!
**Pratique exercícios físicos**
Essa é uma que todos sabem, só falta por em prática. Se manter ativo fisicamente contribui para a saúde do corpo como um todo, mas especialmente para o sistema cardiovascular. Preferencialmente acompanhado de um profissional, fazer exercícios é capaz de melhorar a vasodilatação, aumentar a performance do coração e ajudar no controle da pressão arterial, da glicemia e do colesterol, reduzindo a incidência de doenças cardíacas.
![Em Brasília, o Eixão é ótimo espaço para praticar atividades físicas (Foto: Agência Brasília)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/7b2285079261e4e2b058f965ee4b225c_e420f8cd6f.jpg)
**Cuide da sua alimentação**
Em um mundo onde os alimentos se tornam cada vez mais “_fast_” e proporcionalmente menos saudáveis, muitos dos aditivos utilizados se mostraram prejudiciais à saúde, como o excesso de sal, gorduras não saudáveis e carboidratos. Para garantir uma alimentação saudável, é importante optar sempre pelo consumo adequado de frutas, verduras e legumes, além de buscar evitar produtos muito industrializados.
**Beba bastante água**
A água, presente em 70% do nosso corpo, regula a temperatura, protege os órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes, ajuda nosso metabolismo e ainda protege e hidrata as articulações e células. Por isso, o coração é um dos principais ajudados pela rotina de hidratação saudável.
>”_Desequilíbrios hidroeletrolíticos podem causar danos, tanto o seu excesso (hidropisia), quanto a sua falta (desidratação)_”, conta o profissional.
**Tenha boas noites de sono**
Muitas pessoas sofrem com jornadas de trabalho elevadas e poucas horas de sono, o que contribui para a piora da saúde física e mental, além da descompensação de alguns quadros cardiovasculares, como hipertensão arterial. O recomendado é dormir entre 7 a 8 horas por noite, mas o fundamental é ter um sono reparador.
![(Foto: Bruce Mars/Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/bruce_mars_w_Bu_PC_Qiweu_A_unsplash_a37fe29e32.jpg)
**Cuide da sua saúde mental**
>”_Dentre os principais fatores de risco para as doenças cardíacas (hipertensão arterial, tabagismo, colesterol elevado, diabetes), se insere as doenças mentais, tais como a depressão e o stress continuado, tendo como exemplo a “síndrome do coração partido’_”, afirma o cardiologista Lázaro.
Sintomas de ansiedade e depressão podem fazer com que os batimentos cardíacos e a pressão arterial aumentem consideravelmente. Por isso, inclua no seu dia a dia momentos de relaxamento e autocuidado. Pode ser assistir a um filme ou passar um tempo de tranquilidade com seus filhos, você escolhe!
**Consulte um médico regularmente**
Mesmo sem sintomas, é imprescindível o acompanhamento médico com um cardiologista, a fim de prevenir doenças ou diagnosticar problemas precocemente. Caso algum sistema já tenha aparecido, a visita ao profissional é urgente; fique atento!