Conhecida por comercializar os famosos ovos imperiais russos, a joalheria de luxo Fabergé foi vendida por US$ 50 milhões, aproximadamente R$ 270 milhões, para o fundo de investimentos SMG Capital, liderado pelo empresário e investidor Sergei Mosunov. A operação, divulgada pelo jornal britânico The Guardian, foi anunciada pela antiga proprietária, Gemfields, que decidiu concentrar suas atividades no setor de mineração de pedras preciosas em Moçambique e na Zâmbia.
Fundada em 1842 em São Petersburgo, na Rússia, por Gustav Fabergé, a joalheria atingiu o auge de sua fama com a criação de peças que se tornariam o símbolo máximo da marca: os ovos Fabergé. Produzidos entre 1885 e 1917, esses ovos eram esmaltados e incrustados de gemas, e encomendados pelos czares Alexandre III e Nicolau II como presentes de Páscoa para a família imperial russa. Cada um escondia surpresas elaboradas no interior, como miniaturas, retratos ou mecanismos delicados, o que os tornou objetos de fascínio e peças de colecionador.

House of Fabergé, Imperial Easter Egg | Foto: Luxury London

House of Fabergé, Coronation Egg, 1897, The Forbes Collection | Foto: Jewellery Editor

House of Fabergé, Wedding Anniversary Egg, 1904 | Foto: Faberge Museum Baden Baden, Alemanha
Cada ovo Fabergé – 50 no total – era produzido de forma artesanal, e combinava metais preciosos como ouro e platina, esmaltes coloridos translúcidos e gemas raras, como diamantes, esmeraldas, rubis e safiras. O design seguia temas únicos, muitas vezes ligados a acontecimentos importantes da família imperial, e possuía mecanismos que revelavam pequenas obras de arte no interior: carruagens em miniatura, retratos em molduras delicadas, réplicas de palácios e até aves mecânicas que cantavam.

House of Fabergé, Order of St George Egg, 1916 | Foto: Faberge Museum Baden Baden, Alemanha

House of Fabergé, The Hen Egg, 1885 | Foto: Jewellery Editor

House of Fabergé, Rosebud Egg, 1895 | Foto: Faberge
Após a Revolução Russa, a família Fabergé deixou o país, e a produção original foi interrompida. Ao longo do século XX, a marca passou por diferentes proprietários e tentativas de reviver seu prestígio, mas foi apenas nas últimas décadas que o nome Fabergé voltou ao mercado de alto luxo, com joias e relógios inspirados em seu legado histórico.
Com a nova aquisição, a SMG Capital promete expandir a presença da Fabergé em mercados estratégicos e aumentar a ligação entre tradição e inovação. Hoje, os ovos Fabergé originais estão entre as peças mais valiosas do mundo da joalheria e alcançam valores milionários em leilões.

House of Fabergé, Lilies of the Valley Egg, 1898 | Foto: Faberge

House of Fabergé, Bay-Tree Egg, 1911 | Foto: Faberge

House of Fabergé, Nobel Ice Egg, 1914 | Foto: Faberge