GPS Brasília comscore

Ara Vartanian se inspira no Marco Zero de São Paulo para criação do troféu do SP Open 2025

Peça pesa cerca de dez quilos e será entregue para as tenistas vencedoras do campeonato

Entre os dias 6 e 14 de setembro, a cidade de São Paulo receberá o SP Open, um torneio do circuito WTA 250 – uma das principais categorias do tênis feminino mundial -, que estará de volta à capital paulista após um hiato de 25 anos. Ara Vartanian, um dos nomes mais relevantes da joalheria contemporânea, foi convidado para desenvolver o troféu especialmente para esta etapa.

A escultura, inédita, traduz em forma, matéria e movimento a identidade da cidade e a potência do tênis feminino. “Pensar em uma peça que será passada de mão em mão, de campeã para campeã, por muitos anos, é algo que me emociona”, revela Vartanian. “Foi um desafio bonito: criar algo que represente a força da vitória e celebre as mulheres que vão conquistar esse título. Isso me atravessa de um jeito verdadeiro”, afirma.

Ara Vartanian se inspira no Marco Zero de São Paulo para criação do troféu do SP Open

Ara Vartanian | Foto: Rene Paciullo/SP Open

Vista de cima, a peça reproduz, de forma autoral, o desenho da rosa dos ventos no chão do Marco Zero, localizado em frente à Praça da Sé. Na lateral, uma esfera metálica dourada parece flutuar, o que representa o instante exato em que a bolinha atravessa a rede, capturando a leveza e a tensão de um ponto decisivo.

A base do troféu foi feita em madeira jatobá, em uma colaboração de Vartanian com a marceneira Fernanda Barretto. A parte metálica foi desenvolvida a partir de modelagem digital, passando por impressão 3D e fundição em areia. Latão, alumínio, aço inoxidável e fios reais de raquete compõem a estrutura final.

Com 53 cm de largura por 53 cm de comprimento e 25 cm de altura, o troféu pesa cerca de dez quilos. Montado manualmente, peça a peça, reflete a sensibilidade da criação e a energia do jogo, ao combinar tensão, fluidez e presença em um único gesto tridimensional.

Ara Vartanian se inspira no Marco Zero de São Paulo para criação do troféu do SP Open

Troféu do SP Open por Ara Vartanian | Foto: Rene Paciullo/SP Open

SP Open

Durante nove dias, o público brasileiro poderá acompanhar partidas com grandes nomes do tênis nacional e internacional em uma estrutura pensada para receber cerca de 30 mil pessoas. O complexo, montado no Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste de São Paulo, contará com seis quadras, incluindo uma arena principal com capacidade para 2.500 espectadores, além de um boulevard com opções de gastronomia, área de convivência e diversas ativações.

Além disso, para além do torneio, as quadras do complexo passarão por reforma, e o evento promoverá ações sociais por meio do apoio ao Projeto Bola Dentro, que, desde 2005, transforma a vida de jovens por meio do esporte. Os alunos do projeto atuarão como ball kids nas partidas e receberão doações de uniformes, bolinhas e equipamentos excedentes. O público será convidado a contribuir com raquetes usadas, e os jovens também marcarão presença nas arquibancadas no primeiro dia da chave principal.

Entre as atletas já confirmadas no SP Open estão Beatriz Haddad Maia, a melhor brasileira no ranking mundial, as medalhistas olímpicas Laura Pigossi e Luisa Stefani, além de Ingrid Martins, Carolina Meligeni Alves e as jovens promessas Victoria Barros e Nauhany Silva.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI