GPS Brasília comscore

Cirurgião plástico Douglas Freire segue tirando dúvidas comuns

O pré-operatório é uma etapa primordial para o resultado de um procedimento cirúrgico, afinal, é na 1ª consulta que o profissional esclarece questionamentos

Compartilhe:

Decidir fazer uma **mudança estética invasiva** é um grande passo, porém, se preparar para uma **cirurgia plástica** pode ser um **desafio** para alguns, principalmente quando estamos falando de pessoas mais ansiosas. Grande parte dos pacientes que chegam aos consultórios dos médicos pela primeira vez têm **questionamentos**, desencadeados, principalmente, pelo medo de complicações que possam surgir.

Inseguranças relacionadas aos **resultados, anestesia, recuperação e possíveis adversidades** durante o procedimento são comuns na etapa do **pré-operatório**. Nesse momento, a conversa com o cirurgião é imprescindível.

Para esclarecer alguns dos **questionamentos** mais habituais, o **cirurgião plástico Douglas Freire** volta a tirar algumas **dúvidas**. Olha só!

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_cb622265f0.jpg)

**Que cuidados tomar antes de fazer uma cirurgia?**

_”O pré-operatório é importantíssimo para a potencialização do sucesso em qualquer procedimento. Realizar refeições equilibradas e saudáveis pode fornecer ao corpo os nutrientes fundamentais para o período de recuperação. Além disso, a prática de atividades físicas pode fortalecer o organismo para suportar intervenções”._

O cirurgião plástico também afirma que dependendo do **medicamento** que o paciente use antes do procedimento, precisará ser suspenso. O uso de **cigarros** também deve ser interrompido antes e após a cirurgia.

**É possível reverter o resultado de uma cirurgia plástica?**

_”Uma das importâncias do pré-operatório é conversa entre cirurgião e paciente. A decisão pelo procedimento deve ser amplamente debatido com o médico. Isso porque a reversão do resultado de uma cirurgia pode ser algo difícil de ser atingido”._

No geral, há procedimentos mais **simples**, com uma reversão menos **complexa**, porém, por mais que haja uma mínima possibilidade, a reversão quase nunca é “fácil”.

**Qual é a diferença entre lipoaspiração e minilipo?**

_”Tecnicamente falando, os dois procedimentos são praticamente iguais, porém, na minilipo, a sessão tem a duração de duas horas, feita a nível ambulatorial, sem precisar de internação. Já a lipoaspiração tradicional costuma demorar entre três e quatro horas, sendo necessária a internação, em um ambiente hospitalar, de 12 a 24 horas”._

Os **locais do corpo** onde os pacientes mais buscam a minilipo são a cintura, a lateral das coxas, o abdômen, tanto inferior quanto superior, as costas e a papada.