O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reuniu nesta quinta-feira (7), em sua residência no Lago Sul, oito governadores de estados estratégicos para discutir os impactos do aumento tarifário anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
O grupo, liderado por Ibaneis, avaliou medidas de reação e propôs um caminho de diálogo com o governo norte-americano de forma paralela ao conduzido pelo Palácio do Planalto.
“Reunimos um grupo de governadores alinhados em buscar soluções pautadas no diálogo e no melhor para a população e a economia do país. Também discutimos a necessidade de distensionamento e pacificação entre os Poderes. O país precisa caminhar junto”, afirmou Ibaneis durante o encontro.
Além do anfitrião, participaram da reunião os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Jorginho Mello (PL-SC), Ratinho Junior (PSD-PR), Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União-GO), Mauro Mendes (União-MT) e Wilson Lima (União-AM).
O grupo definiu que buscará abertura de canais diretos com a gestão do presidente Donald Trump, responsável pela decisão tarifária. O objetivo é mitigar os efeitos sobre as cadeias produtivas nacionais e reafirmar o compromisso dos estados com a ampliação do mercado internacional para os produtos brasileiros.