O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta quarta-feira (6), o Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Asa Branca, em Taguatinga. A nova unidade tem capacidade para atender 188 crianças de 4 meses a 3 anos e recebeu mais de R$ 6 milhões em investimentos, provenientes do FNDE e do próprio GDF. Durante a inauguração, o governador Ibaneis Rocha prometeu zerar a fila de creche no DF até dezembro deste ano.
“Hoje, nós temos menos de 2,5 mil e até dezembro esperamos estar com a fila zerada no DF. Além desse que está sendo entregue hoje, tem mais unidades que serão concluídas no prazo de 60 dias e que também receberão mais crianças.”, afirmou Ibaneis.
Além da ampliação da rede de creches públicas, o GDF também vem reforçando parcerias com a rede privada por meio do aumento do valor do Cartão Creche. O governador também aproveitou a ocasião para anunciar a criação de uma bolsa para alunos da rede pública aprovados em universidades fora do DF.
A vice-governadora Celina Leão, também presente no evento, destacou o impacto positivo da nova creche para as famílias. “É uma tranquilidade, especialmente, para as mães que podem trabalhar sabendo que seus filhos estão bem-cuidados e assistidos”.

Foto: Renato Alves/ Agência Brasília
Esta unidade já está em funcionamento desde abril, atendendo crianças em tempo integral, das 7h30 às 17h30. As turmas são divididas por faixa etária, e as crianças recebem cinco refeições por dia, preparadas com orientação nutricional.
Já a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, enfatizou a função social das creches como ambientes de socialização e aprendizagem. Ela também anunciou mudanças no sistema de distribuição de vagas, com novos critérios que priorizam, por exemplo, filhos de vítimas de feminicídio e pessoas em situação de rua. “Outra coisa importante é que agora a mãe só tem direito a três recusas”, explicou.
Estrutura moderna
A estrutura da creche segue o padrão Tipo 1 e está localizada em um terreno de 7.200 m², com área construída de 1.311,97 m². São dois blocos principais interligados por área coberta, além de espaços como pátio, playground, jardins, estacionamento e áreas administrativas.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, destacou o caráter social da obra.
“Essa obra social é muito forte e prioritária dentro do projeto do governador. É uma obra com um lote maravilhoso, que foi feita em dois anos, com muito cuidado e zelo”.

Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília
O bloco A abriga as áreas administrativas e espaços para os bebês, como salas de amamentação, fraldários, refeitório, cozinha e lavanderia. O bloco B é voltado para crianças maiores, com salas para faixas etárias de até 5 anos e espaços como sala multiúso e sanitários adaptados. A unidade é gerida pelo Lar da Criança Padre Cícero, entidade sem fins lucrativos com mais de 40 anos de atuação em Taguatinga.
“Fazemos esse trabalho para as mães irem trabalhar e estudar, tendo apoio nos cuidados e no desenvolvimento das crianças, que é o mais importante de tudo, com muito amor”, afirmou Maria Meire Costa, presidente da entidade.