Reconhecida por seu projeto urbanístico singular e por abrigar obras de referência no modernismo brasileiro, Brasília será o cenário da Conferência Internacional CAU 2025, de 4 a 6 de setembro. Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o evento celebra os 15 anos da instituição e deve reunir profissionais de mais de 20 países no Centro de Convenções Brasil 21.
Segundo a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, o objetivo do evento é promover uma reflexão coletiva sobre o papel da arquitetura diante dos desafios contemporâneos, como a crise climática, a desigualdade territorial e a inclusão social. A conferência vai reunir especialistas, estudantes, representantes de instituições, lideranças urbanas e autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.
Com o tema Arquitetura e Urbanismo para todos, a conferência propõe reflexões sobre inclusão, inovação e os rumos da profissão no mundo contemporâneo. O evento será realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 e é aberto ao público mediante inscrição prévia. Na programação, estão inclusos debates, palestras magnas, cursos, lançamentos e atividades culturais.
Os temas em destaque incluem moradia digna, justiça espacial, mobilidade urbana, preservação do patrimônio, transição ecológica, atuação profissional e cidade digital. Parte da programação inclui cursos com vagas limitadas e experiências exclusivas para participantes inscritos.
Entre os destaques da Conferência Internacional CAU 2025 está o Palco Brasília, que receberá a arquiteta e urbanista franco-brasileira Elizabeth de Portzamparc. Reconhecida internacionalmente por sua abordagem que alia estética, funcionalidade e sustentabilidade, Elizabeth fundou seu próprio escritório em 1987 e, desde então, tem assinado projetos marcados pela flexibilidade e pela integração com o contexto social e ambiental. Membro do Conselho Científico do Atelier International du Grand Paris, ela também foi condecorada com a medalha do Senado francês em reconhecimento à sua trajetória na arquitetura.
Outro nome importante no line-up é Karl Fender, sócio-fundador da Fender Katsalidis (Aust) Pty Ltd, um dos principais escritórios de arquitetura da Austrália. Ele participou do projeto dos edifícios mais altos de Melbourne, o Australia 108 e a Torre Eureka; e do segundo edifício mais alto do mundo, o Merdeka 118, em Kuala Lumpur. É um urbanista convicto que ama a vida na cidade e busca todas as oportunidades para melhorar a qualidade de vida por meio da influência de princípios sólidos de planejamento e design nos edifícios e áreas que ajuda a criar.
Tye S. Farrow, sócio sênior do escritório Farrow Partners Architects, também está confirmado na Conferência Internacional CAU 2025. Reconhecido mundialmente por atuar na interseção entre arquitetura e neurociência, Tye é um dos pioneiros no estudo de como os ambientes construídos podem promover ou prejudicar a saúde. Foi o primeiro arquiteto canadense a obter um mestrado em Neurociência Aplicada à Arquitetura e, desde então, tornou-se um palestrante requisitado, tendo compartilhado seus conhecimentos em mais de 55 cidades, em seis continentes.
Sara Topelson, Diana Wiesner, Jorge Arditti, também integram a programação ao lado de outros convidados nacionais e internacionais. Com capacidade para mais de novecentas pessoas, o palco já tem 19 palestrantes confirmados para a conferência que será realizada no mesmo ano em que Brasília completa 65 anos e o Brasil se prepara para sediar a COP30, em Belém.
Confira os palestrantes já confirmados para o Palco Brasília:
4 de setembro
- Isabela Melnechuky
- Escritório Bloco Arquitetos
- Evelyn Lee
- Lara Kaiser
- Karl Fender
5 de setembro
- Diana Wiesner
- Sara Topelson
- Eduardo Ronchetti
- Tye Farrow
- Gustavo Penna
- Laura Penna
6 de setembro
- Elizabeth de Portzamparc
- Nathalia Bussioli
- Jorge Arditti
- Steven Grant
- Jô Vasconcellos
- Jorge Beneitez
As inscrições estão abertas no site.