Parlamentares da América Latina e do Caribe se reúnem, nesta quarta (6) e quinta-feira (7), no Congresso Nacional, em Brasília, para discutir estratégias conjuntas diante das mudanças climáticas e da transição energética.
O encontro acontece a poucos meses da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP30), marcada para novembro, em Belém (PA).
A II Cúpula Parlamentar de Mudança Climática e Transição Justa da América Latina e do Caribe é promovida pelo Observatório Parlamentar da região (OPCC), com apoio da CEPAL, da Open Society Foundations, da Plataforma CIPÓ e das duas casas do Legislativo brasileiro.
Durante o evento, os legisladores devem apresentar uma carta de apoio à presidência brasileira da COP30 e avançar na formulação de uma declaração conjunta que será levada à conferência da ONU.
Um dos momentos centrais da programação será a Sessão Solene do Congresso, com o tema “A COP30: 33 anos depois da Cúpula da Terra, 20 anos depois do Protocolo de Quioto e 10 anos depois do Acordo de Paris”.
Entre os nomes esperados estão o senador Jaques Wagner (PT-BA), o deputado Nilto Tatto (PT-SP), o embaixador André Corrêa do Lago — presidente da COP30 — e o secretário-executivo adjunto da CEPAL, Javier Medina Vásquez. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também foi convidado, mas ainda não confirmou presença.
As sessões são presenciais e abertas ao público, com transmissão pela TV Senado.
A programação completa está disponível no site do Observatório Parlamentar de Mudança Climática,