GPS Brasília comscore

Governo federal fará levantamento de obras e ações prioritárias

O presidente **Luiz Inácio Lula da Silva** comandou nesta sexta-feira (5), no **Palácio do Planalto**, a primeira reunião ministerial de seu governo. Estiveram presentes **todos os 37 ministros** da nova gestão. O encontro começou por volta das 10h, com um discurso do presidente, transmitido ao vivo, e depois a conversa seguiu a **portas fechadas**, com duração de quase cinco horas.

Ao final do encontro, por volta das 15h, o ministro-chefe da **Casa Civil**, **Rui Costa**, concedeu uma entrevista coletiva para falar sobre os principais pontos da reunião. Entre as deliberações, está um **levantamento de obras e ações prioritárias** que possam ter entregas ao longo das próximas semanas e meses, além de agendas com a presença do presidente.

_”O presidente da República encerrou a reunião falando do seu otimismo e a determinação de, nos próximos dias, ele já fazer agenda nos estados, fazendo entregas, ações concretas de cada pasta. Já a partir da terça-feira [10], nós estaremos, pela Casa Civil, visitando cada ministério, para recepcionar as sugestões e prioridades dos ministros, e das ações que podem e devem ser tratadas com metas para os 100 dias de governo”_, disse Costa. Ele não informou quais estados o presidente visitará, o que está em processo de definição. A lista de obras e ações prioritárias deve ser concluída em **duas semanas**.

O ministro da Casa Civil, pasta que centraliza as ações dos demais ministérios, anunciou a **retomada** de programas como o **Minha Casa Minha Vida**, de habitação popular, e a construção de escolas e creches que estão com obras paralisadas. _”Vamos hierarquizar do maior percentual de execução para o menor, para que possamos entregar o mais rápido possível”_, explicou.

**Nomeações**

Rui Costa foi questionado por jornalistas sobre as nomeações dos cargos em ministérios e outros órgãos de governo, que devem compatibilizar, segundo ele, capacidade técnica e política. A previsão é que **até o final de janeiro** os principais cargos de primeiro escalão dos ministérios, formado por secretários e diretores, estejam preenchidos. Mais cedo, o próprio presidente Lula enfatizou que boa parte dos cargos ainda precisará ser preenchida levando em conta esse critério.

_”Eu sei que nenhum de vocês ainda montou o ministério. Só foi dado a vocês o direito de escolher o secretário-executivo e o chefe de gabinete. Quero que vocês levem em conta o seguinte, eu não tenho vergonha de dizer que vamos montar um governo com gente da política muito competente, com gente técnica. Eu não faço distinção e nem quero criminalizar a política”_, disse Lula.

O presidente também destacou a necessidade de contar com **apoio** e votos no Parlamento e que, por isso, manterá a mais importante relação com o Congresso Nacional em seu governo. Lula deve embarcar nesta sexta-feira para São Paulo, onde passará o fim de semana.

_*Com informações da Agência Brasil_

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Disponível no Amazon Prime Video, o filme sobre o Bvlgari …

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.