GPS Brasília comscore

Oásis: finde é repleto de agitação e intelectualismo em rota cultural

Só quem teve um ano difícil entende o poder que os dias de descanso representam. Aconchegue-se, leitor, porque a programação desta semana representa um oásis no meio do caos promovido pelos recentes acontecimentos. Como em um caloroso abraço, há de tudo: exposições, festivais e, até mesmo, shows imperdíveis.

Mas não vamos nos esquecendo, é claro, que existem diversas outras formas de curtir um fim de semana pacífico. Uma delas pode ser, por exemplo, apreciando os múltiplos conceitos de arte, debatendo assuntos intelectuais, ou mesmo apreciando os artistas locais. Então já prepare sua cadeira, porque aí vamos nós na agenda cultural desta semana!

![Al Sit (Foto: Divulgação)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Al_Sit_Foto_Divulgacao_e51377643e.jpg)

**Show da Sandy**
A cantora e compositora pousou em Brasília e, nesta sexta-feira, 21, apresenta o show da turnê **Nós, Voz, Eles 2**, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a partir das 20h30. Os ingressos custam a partir de R$ 100 e podem ser adquiridos via [plataforma Ticket360](https://www.ticket360.com.br/ingressos/25081/ingressos-para-sandy). A próxima parada da cantora é na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiânia (GO), no sábado, 22.

![Sandy (Foto: Divulgação)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Sandy_Foto_Divulgacao_d63a5f3bb0.webp)

**Espetáculo Tsunany, de Nany People**
Outra artista nacional que desembarca na capital federal é a artista mineira Nany People, que apresenta o espetáculo Tsunami no teatro Caesb, em Águas Claras, a partir das 21h e com ingressos que começam no preço de R$ 50, no site [Bilheteria Expressa](https://bilheteriaexpressa.com.br/tsunany-oretorno-novashistorias__2946/).

![Nany People (Foto: Divulgação)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Nany_People_Foto_Divulgacao_264dface97.webp)

Nanny possui uma carreira extensa na televisão, tendo integrado o elenco de diversos programas como Goulart de Andrade, Programa Hebe, Xuxa Meneghel, Flash, A Praça é Nossa, Cante Se Puder, entre outros, além de ter construído uma extensa carreira no Teatro, Rádio e Cinema.

O show relata de maneira divertida os diversos “maus-sucedidos hábitos” da vida moderna, como a cirurgia plástica sem limites, os exercícios físicos em excesso, os hábitos alimentares desregrados, o uso indiscriminado e, muitas vezes, indevido de celulares e, consequentemente, os hábitos sobre os relacionamentos sociais, afetivos e sexuais. Nesse novo solo, a atriz apresenta uma personagem que traz o comportamento de uma relatora social, que expõe assuntos sobre os diversos temas e permite o espectador se tornar um observador de si mesmo e, é claro, mantendo a linha espontânea e a intensa interação com o público

**14ª edição do Lobofest**
A **14ª edição do Festival Internacional de Filmes (Lobofest)** começa a partir da noite deste próximo sábado, 22, e movimenta a capital federal com uma série de curtas-metragens inéditas, de diferentes partes do mundo. Serão, ao todo cerca de 80 filmes exibidos no Cine Brasília até o último sábado do mês, no dia 29. E o melhor: é entrada franca.
Neste ano, o tema é “Pra não Esquecer”, frase tirada de um conto da escritora Clarice Lispector, além da edição possuir homenagens ao cineasta brasileiro João Paulo Miranda Maria, que ganhou Menção Especial do Júri no Festival de Cannes há seis anos.

>“Essa edição do Lobo Fest é permeada pelo tema da memória e para isso, procuramos trazer filmes que retratam os “dramas da vida”. Como se o Festival fosse um retrato do mundo com seus lugares, diferenças, línguas e jeito de ser”, destaca a curadora e idealizadora da mostra, Josiane Osório.

Ao todo, foram mais de 3,5 mil filmes inscritos e apenas 80 foram selecionados, todos lançados entre este e o ano passado. Todos curtas de destaque este ano foram premiados em importantes festivais ao redor de todo o globo, tais como os curtas Sideral, Céu de Agosto, e o brasiliense Andrômeda, de Lucas Gesser.

![Birds by the Way (Foto: Divulgação)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Birds_by_the_Way_Foto_Divulgacao_51a748f895.jpg)

Indo na contramão dos festivais internacionais, o Lobofest tem boa parte de suas animações realizadas por mulheres, como os curtas A Vida sexual da minha Avó, da diretora eslovena Urška Djukić, que abre a mostra. Além disso, a temática LGBTQIAP+ também está representada, assim como há uma sessão exclusiva de filmes infantis e para crianças que são portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), há a sessão Lobo Azul – que promove sessões com cuidados especiais no Cine Brasília, cuidados esses que incluem a meia luz, som mais baixo e filmes cuidadosamente escolhidos para serem mostrados para a garotada.

> “A gente faz questão de manter essa diversidade geográfica no Festival. São filmes do cinema do presente e em consonância com o que está acontecendo no mundo, e que tem como recorte temas sobre memória, afeto e deslocamentos. Eu costumo dizer, que cada filme de 10 até 30 minutos são como petardos para explodirem nas mentes e nos corações de quem assiste”, afirma o presidente da curadoria do Festival, Ulisses de Freitas.

**Programação**
**Sábado, 22/10 (Noite De Abertura)**
Sideral, De Carlos Segundo, Brasil, 2021, 15 M
Granny’s Sexual Life, De Urška Djukić E Émilie Pigeard, Eslovênia/França, 2021, 13 M
Warsha, De Dania Bdeir, França/Líbano, 2021, 15 M
Trainee, De Park Ji-In , Coreia Do Sul, 2021, 15m
Guazuvirá, De Nicolás Sequeira E Joaquín Araújo, Uruguai, 2022, 20 M
A Better Friend, De Jumic Emma Anderson, Gana, 2021, 8 M
Classificação indicativa: 14 Anos

**Domingo 23/10**
**Sessão Lobo Azul – Para crianças com Transtorno Do Espectro Autista (TEA)**
10h00 – Jardim Secreto 1 Infantil (Competitiva)
The Paper – Finlandia 5 M
Franzy’s Soup-Kitchen – França 9 M
Canary – Canada 12 M
The Cat In The Art Park – Coreia 5 M
A Journey With My Dad – Israel 11 M
The Boy And The Elephant – França 7 M
Classificação indicativa: Livre

15h – Não Identificado – Homenagem A João Paulo Miranda Maria
Command Action 13 M
A Moça Que Dançou Com O Diabo 15 M
Meninas Formicida 13 M
Classificação indicativa: 14 Anos

16h – Tem Tempo Que Eu Não Te Vejo (Curtíssimo)

**Programa De Filmes Curtíssimos De Brasília**
17h30 – Aqui Vai Ter Pequi (Competitiva)
Bridges – Argélia 5 M
Miraflores – Portugal 18 M
Lily Alone – China 22 M
Burros – Estados Unidos 14m
Fall Of The Ibis King – Irlanda 10 M
Total: 69 M Ci 14 Anos
19h30 – Atropelamento E Fuga (Competitiva)
Vlekkeloos – Holanda16 M
Ceu De Agosto – Brasil 16 M
Tundra – Cuba 30 M
Motorcyclist’s Happiness Won’t Fit Into His Suit – México 10 M
Salvador Dali – Quirguistão 19 M
Classificação indicativa: 14 Anos

![Miabuela Matilde (Foto: Divulgação)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Miabuela_Matilde_Foto_Divulgacao_971da83800.jpg)

**A exposição de Ikebana**
A escola moderna da arte floral japonesa é homenageada pela mostra que, que além da exposição de arranjos em exibição na Praça Central do Casapark, traz também uma palestra aberta ao público com a curadora Zilah da Costa Raymundo.

![Ikebana (Foto: Haruo Mikami)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Ikebana_Foto_Haruo_Mikami_0bf2899116.jpg)

A mostra é formada pela exposição de cerca de 50 arranjos, todos originais e produzidos artesanalmente por ikebanistas brasilienses. Cada composição original enfatiza a beleza das flores e destaca suas formas e cores, resultando numa expressiva manifestação em conjunto com a natureza.

![Ikebana (Foto: Ikebana Sogetsu)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Ikebana_Foto_Ikebana_Sogetsu_fd7cbd1a06.jpg)

>“Ikebana é a arte floral que aproxima o praticante da natureza, proporcionando a satisfação de criar infinitas formas com elementos naturais transformados ou adaptados pela criatividade do autor do arranjo”, explica a diretora da Ikebana Sogetsu Brasília, Lilia Souto. “Muitas obras exibidas neste evento utilizam materiais do Brasil e as vibrantes flores e plantas tropicais são transformadas pelas mãos dos artistas de ikebana para torná-las ainda mais elegantes”, descreve o embaixador Hayashi Teiji, que também participa da exposição com uma pintura de sumiê, a pintura tradicional japonesa. “Através desta exposição, desejo que se intensifique o intercâmbio cultural entre o Japão e o Brasil e que cada vez mais pessoas possam se interessar pela cultura japonesa”, completa.

A **35ª edição** da exposição, promovida pela **Ikebana Sogetsu Brasília e a Embaixada do Japão**, acontece a partir desta sexta-feira, 21, e dura até o domingo, 23. A visitação é de sexta-feira a sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 12h às 20h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

![Ikebana (Foto: Robson Cesco)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Ikebana_Foto_Robson_Cesco_239725f119.jpg)

**Ziraldo: Era uma Vez Um Menino*
A estreia do longa-metragem dirigido por **Fabrizia Pinto** acontece a partir desta sexta-feira, 21, e se estende até o domingo, 23, com sessão no cinema do **Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)**. O documentário sobre a vida de um dos principais artistas e intelectuais brasileiros, **Ziraldo**, que completa 90 anos, narra sua rica trajetória por diversas profissões, de cartunista a apresentador.

![Menino Maluquinho e seu criador, Ziraldo (Foto: Divulgação)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Menino_Maluquinho_e_seu_criador_Ziraldo_Foto_Divulgacao_04cc78f843.webp)

**Confira o teaser**

Teaser Ziraldo – Era uma vez um menino 1080p.mp4 from Lumen Produções on Vimeo.

O roteiro é de Fernanda Polacow e Julia de Abreu; fotografia de Carlos Chaves, Tomaz Viola; montagem de André Alves Pinto e Gustavo Ribeiro; música de Antonio Pinto e produção de Marcela Sá e Nina Luz.

**Burle Marx: Botânico Pictórico**
Você tem até o fim do mês para conferir a exposição **Botânico Pictórico**, que conta com obras de Burle Marx (1909-1994) e curadoria de Guilherme Wisnik, na Casa Albuquerque, no Lago Sul.

>“Toda sua carreira gira em torno dessa dualidade, que não representa uma oposição. Muito ao contrário, paisagismo e pintura são linguagens que se fecundam mutuamente em seu imaginário, criando uma poética extremamente singular, e que não tem par no mundo”, diz o curador Guilherme Wisnik. “Expressivo e orgânico, seu gestual criou um imaginário que saltou das telas para o mundo real nos jardins e pisos que construiu em diversas cidades do Brasil e do exterior”, escreve Wisnik no texto da parede da exposição.

![Obras de Burle Marx Casa Albuquerque (Foto: Divulgação)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Obras_de_Burle_Marx_Casa_Albuquerque_Foto_Divulgacao_c048667a91.jpg)

A exposição conta com 40 pinturas e projetos do artista, reconhecido internacionalmente por sua trajetória entre a pintura e o paisagismo modernista, cuja sua assinatura são os contrastes de texturas e grandes manchas de cor chapadas estruturam os jardins pictóricos.

![Obra de Burle Marx Casa Albuquerque (Foto: Divulgação)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Obra_de_Burle_Marx_Casa_Albuquerque_Foto_Divulgacao_ebc77d92ea.jpg)

**Serviços**
**Show da Sandy**
Quando: sexta-feira, 21/10
Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Horário: a partir das 20h30
Ingressos: a partir de R$ 100, via plataforma Ticket360

**Espetáculo Tsunany, de Nany People**
Quando: sexta-feira, 21/10
Onde: Teatro Caesb, em Águas Claras
Horário: a partir das 21h
Ingressos: a partir de R$ 50, no site Bilheteria Expressa

**14ª edição do Festival Internacional de Filmes (Lobofest)**
Quando: a partir desde sábado, 22/10
Onde: Cine Brasília
Entrada Franca
[Mais informações](www.tabatafilmes.com.br)

**Ikebana: Mostra de arte floral japonesa**
Quando: a partir desta sexta-feira, 21, a domingo, 23/10
Onde: Praça Central do Casapark
Horário: a partir das 10h (abertura) às 20h (encerramento)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre

**Ziraldo: Era uma Vez Um Menino* (de Fabrizia Pinto)
Quando: a partir desta sexta-feira, 21, a domingo, 23/10
Horário: a partir das 19h
Local: Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Classificação indicativa: 14 anos

**Burle Marx: Botânico Pictórico**
Quando: até o próximo sábado, 29/10
Onde: Casa Albuquerque
Horário: das 10hrs às 19hrs de segunda a sexta-feira, e das 10hrs às 13hrs aos sábados
Entrada gratuita

Veja também

Nas vezes em que o comendador impunha restrições às atividades …

Os indivíduos com idade mais avançada apresentam um risco aumentado …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI