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Sindicato rejeita nova proposta e greve dos aeronautas é mantida

Pilotos e comissários seguirão de braços cruzados. Paralisação já chega ao quinto dia, com atrasos para passageiros de nove aeroportos, incluindo Brasília
Aeroporto de Brasília
Aeroporto de Brasília | Divulgação

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) recusou a proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e anunciou, na madrugada desta sexta-feira (23) que **parte dos pilotos e comissários seguirão de braços cruzados**. Da categoria, 59,25% votaram contra a proposta e 40,02% foram favoráveis.

A proposta apresentada pelo TST contemplava, entre outras coisas, a **renovação da convenção coletiva na sua íntegra, reajuste de 100% do índice inflacionário dos últimos doze meses** – ou seja, 5,97% nos salários fixos e variáveis, mais o acréscimo de 1% de aumento real.

A greve dos aeronautas (pilotos e comissários) seguirá para o seu **quinta dia**, portanto. O serviço será paralisado, das 6h às 8h, nos aeroportos de Congonhas (São Paulo, capital), Santos Dumont e Galeão (Rio de Janeiro, capital), Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas, SP), Porto Alegre (RS), Confins (Belo Horizonte, MG), **Brasília (DF)** e Fortaleza (CE).

Em nota à imprensa, o **Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA)** “_considera que o movimento foi positivo nesses quatro dias de greve, dentro dos limites determinados pela Justiça, e que é preciso deixar claro que os aeronautas estão desde o final de setembro negociando e que todas as propostas enviadas pelo sindicato patronal não eram condizentes com a pauta de reivindicações da categoria, por isso foram rejeitadas_”.

O presidente do SNA, Henrique Hacklaender, destacou que além do ganho real sobre os salários, a categoria quer melhores condições de descanso. “_Óbvio que se falava em recomposição salarial e ganho real, mas era mais do que isso. As empresas se negaram nesses mais de dois meses e meio a atender qualquer tipo de solicitação que visasse ao descanso, a folga e o repouso dos tripulantes. O respeito que, sim, é muito necessário para qualquer trabalhador do País. É óbvio que um tripulante cansado e mal remunerado pode representar um risco à aviação. Por isso, vamos, sim, fazer uma paralisação_”, disse.

A categoria **reivindica** que as empresas “_respeitem os horários de início e de término das folgas e que não programem jornadas de trabalho de mais de três horas em solo entre duas etapas de voo_” O sindicato ressaltou que **nenhum voo será cancelado, mas que haverá atrasos**. Os voos terão de ser reagendados pelas companhias aéreas.