A Google lançou nessa quarta-feira (30) o primeiro modelo de Inteligência Artificial (IA) que vai ajudar a mapear e acompanhar as mudanças climáticas da Terra de maneira mais eficiente.
A AlphaEarth Foundations é destinada a cientistas e empresas e entra nas opções de soluções e modelos espaciais de IA desenvolvida para ajudar nos desafios ambientais globais.
A iniciativa do Google DeepMind, em parceria com o Google Earth Engine, vai monitorar o planeta em tempo real. Para isso, será necessária uma grande quantidade de dados, que vai contar com as múltiplas fontes públicas, programas governamentais e organizações que já são parceiros do Google para abastecer uma rede de data centers.
Segundo a empresa, o diferencial do novo modelo é processar rapidamente uma enorme quantidade de informações sobre observação terrestre e entregar de forma digital e unificada. O Satellite Embedding passa a permitir que usuários criem mapas personalizados de forma simples e com alta qualidade, além de ajudar na estratégia e pesquisa em áreas mudanças climáticas, desmatamento e gestão de recursos hídricos.