GPS Brasília comscore

Lula tenta fazer com que Trump recue em tarifa contra Brasil e acusa Eduardo Bolsonaro de traição

Presidente critica sanção de 50% sobre produtos brasileiros, diz que medida foi influenciada por articulação do filho de Bolsonaro

A quatro dias de entrar em vigor, a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelos Estados Unidos provocou reação direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante agenda oficial no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (28/7), o petista fez um apelo público ao presidente norte-americano Donald Trump para que reconsidere a medida.

“Espero que o presidente dos Estados Unidos reflita sobre a importância do Brasil. Se há divergência, a gente senta e conversa. Não se resolve isso de forma abrupta, unilateral, penalizando o Brasil com uma taxação dessa magnitude”, afirmou Lula.

O mandatário atribuiu a articulação da medida a Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo Lula, o parlamentar tem atuado nos bastidores da Casa Branca para impor sanções comerciais ao Brasil, enquanto se declara patriota em público.

“Isso é obra do filho do ‘coisa’ e do próprio ‘coisa’ [Bolsonaro]. O sujeito fazia campanha embrulhado na bandeira do Brasil e agora participa de manobras que punem diretamente o povo brasileiro. Uma completa falta de patriotismo”, criticou o presidente.

Em recente publicação nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro confirmou que participou de reuniões com autoridades dos EUA que antecederam o anúncio do tarifaço. Ele condicionou qualquer recuo do governo Trump à aprovação de uma anistia “geral e irrestrita” para os investigados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e à abertura de processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A tentativa de chantagear o Brasil, no entanto, não encontrou respaldo no Congresso. Parlamentares, inclusive da oposição, avaliam que a atuação internacional do deputado fere interesses comerciais e institucionais do país.

Durante a inauguração de uma usina termoelétrica no Rio, Lula voltou a frisar que Bolsonaro “não será julgado por governos, mas pela Justiça”, em referência aos processos que correm no STF por tentativa de golpe de Estado.

Veja também

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.