GPS Brasília comscore

Piastri supera Norris e vence GP da Bélgica. Bortoleto chega em nono e volta a pontuar

Prova atrasou mais de uma hora devido à chuva, que caiu forte no circuito de Spa-Francorchamps

A decepção visível no rosto de Oscar Piastri após largar atrás do companheiro de McLaren, Lando Norris, transformou-se em um largo sorriso depois da vitória sem sustos no GP da Bélgica – sua sexta na temporada -, neste domingo (27), no circuito de Spa-Francorchamps. O líder do Mundial ultrapassou o britânico logo na primeira volta, abriu larga vantagem e só administrou a distância sobre o principal concorrente ao título durante toda a prova.

 

Com o resultado, o australiano ampliou sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos para 16 pontos – 266 contra 250 de Norris. Charles Leclerc, da Ferrari, levou a melhor na disputa com o tetracampeão Max Verstappen e completou o pódio. Quem se destacou, porém, foi Lewis Hamilton, que largou em 18º e, após boa recuperação, recebeu a bandeirada em 7º lugar.

 

O novato Gabriel Bortoleto repetiu o bom desempenho do GP da Áustria e novamente alcançou a zona de pontuação – somou mais dois pontos com o nono lugar na Bélgica. O brasileiro havia largado em décimo lugar após quase ter sido eliminado no Q1 da classificação – avançou por causa de uma punição a Hamilton.

 

Após dois dias sem incidentes, o GP da Bélgica começou sob tensão, com chuva e prova suspensa por falta de visibilidade logo após a volta de apresentação – a Fórmula 3, que antecedia o evento principal na pista de Spa-Francorchamps, não foi sequer disputada por causa das más condições climáticas. Assim, a 13ª etapa da temporada começou com 1h20 de atraso, com os carros perfilados atrás do safety car.

 

Sem chuva, mas com pista molhada, a disputa efetivamente começou em movimento, a partir da quinta volta. Bastaram três curvas para Piastri ultrapassar Norris e assumir a liderança da prova, na única mudança em relação ao grid – Leclerc, Verstappen, Albon e Russell vinham na sequência. Gabriel Bortoleto manteve o décimo posto da largada, atrás de Lawson e à frente de Ocon.

 

Em um início de raras ultrapassagens, Hamilton, que havia largado em 18º lugar, em um “fim de semana para esquecer”, como havia dito no sábado (26), aproveitava a potência de sua Ferrari para atacar os adversários no fim do pelotão e ganhar posições – já ocupava o 13º posto na volta 10 das 44 totais.

 

Os pilotos passaram a frequentar os boxes a partir da 12ª volta para colocar pneus médios. Norris assumiu momentaneamente a liderança com a parada de Piastri, mas Verstappen, que atacava Leclerc pelo terceiro lugar, perdeu tempo no pit stop e deu fôlego ao piloto da Ferrari. No giro seguinte, o australiano da McLaren retomou a ponta.

 

A McLaren teve problemas para trocar os pneus de Norris e Piastri abriu 9s2 na liderança após 15 voltas. Hamilton e Hülkenberg foram beneficiados com as paradas antecipadas e passaram a ocupar, respectivamente, o sétimo e o nono postos – o alemão voltou à frente do companheiro de Sauber, Bortoleto, que continuava em décimo após a ida aos boxes.

 

Mais rápido, o brasileiro pediu passagem e Hülkenberg cedeu o nono lugar na 20ª volta a fim de atacar Lawson. Na metade da prova, Piastri tinha 8s2 de vantagem sobre Norris, que, por sua vez, vinha 7s8 à frente de Leclerc – Verstappen, Russell, Albon e Hamilton seguiam o trio.

 

Com a disputa concentrada no meio do pelotão, as posições no top 10 só mudaram na 34ª volta, a dez do fim, quando Hülkenberg trocou pneus e Gasly assumiu o décimo posto. Ele vinha 12s8 atrás de Bortoleto, que era mais lento que Lawson e se afastava do oitavo colocado – 3s1 atrás. Piastri liderava com 7s6 de vantagem sobre Norris.

 

A cinco voltas do fim, Norris se aproximou de Piastri, a 5s5, enquanto Verstappen voltou a pressionar Leclerc, 1s4 atrás, na briga pelo pódio, mas a dupla conseguiu administrar a posição até o fim. Distante tanto de Lawson, a sua frente, quanto de Gasly, Bortoleto chegou em nono lugar, festejando mais dois pontos na temporada de estreia com a Sauber.

 

A Fórmula 1 volta no próximo fim de semana, no GP da Hungria, antes das férias de verão, entre 1 e 3 de agosto, no circuito de Hungaroring, na 14ª etapa da temporada. A corrida será no domingo (3), com largada prevista para as 10h (horário de Brasília)

 

Confira o resultado do GP da Bélgica de Fórmula 1:

1º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), em 1h25min22s601

2º – Lando Norris (ING/McLaren), a 3s415

3º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 20s185

4º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 21s731

5º – George Russell (ING/Mercedes), a 34s863

6º – Alexander Albon (TAI/Williams), a 39s926

7º – Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 40s679

8º – Liam Lawson (NZL/RB), a 52s033

9º – Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 56s434

10º – Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1min12s714

11º – Oliver Bearman (ING/Haas), a 1min13s145

12º – Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 1min13s628

13º – Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 1min15s395

14º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1min19s831

15º – Esteban Ocon (FRA/Haas), a 1min26s063

16º – Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 1min26s721

17º – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 1min27s924

18º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), a 1min32s024

19º – Franco Colapinto (ARG/Alpine), a 1min35s250

20º – Isack Hadjar (FRA/RB), a 1 volta

Veja também

O curso une teoria, prática e experiências sensoriais com vinhos, …

A vivência do juiz, sua visão de mundo, suas circunstâncias, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.