O deputado distrital Hermeto (MDB) afirmou que “nunca foi homofóbico” ao comentar sua absolvição pela Justiça após ter sido acusado de preconceito contra a comunidade LGBTQIA+.
Neste sábado (26), ele divulgou e celebrou a realização da etapa Centro-Oeste da Ligay Nacional de Futebol, campeonato que reúne jogadores LGBTQIA+, em plena Candangolândia — região administrativa que é seu reduto eleitoral no Distrito Federal.
“Eu fui inocentado, sim. Nunca fui homofóbico e, hoje, fico muito feliz de receber o primeiro campeonato de gays aqui na Candangolândia. Fui condenado em primeira instância, mas inocentado na segunda por desembargadores do tribunal. Então, estou muito feliz de ter promovido esse campeonato de futebol só de gays aqui na cidade”, disse ao GPS|Brasília.
A competição, marcada pela diversidade e pelo espírito esportivo, ocorrerá durante o fim de semana e reúne dezenas de atletas de vários estados. A escolha da Candangolândia como sede indica a intenção de ampliar os espaços de convivência e respeito no DF.
Subtenente da reserva da Polícia Militar do DF, Hermeto foi acusado de homofobia ao se referir a uma imagem de dois casais de policiais se beijando como um caso de “pederastia”.
O parlamentar foi absolvido pela 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) em outubro de 2024, mas o atual caso foi julgado apenas agora.
Assista:
Ver essa foto no Instagram