Orçamento de energia do planeta para 2025 estourou nesta quarta (23)

OGN aponta que recursos foram utilizados em sete meses, e humanidade já entrou no ‘crédito’ este ano

A partir desta quarta (23) o planeta entrou no ‘crédito’ de energia com a sobrecarga, segundo a Global Footprint Network, entidade internacional de pesquisa que calcula e aponta a utilização de recursos de forma insustentável, com o acúmulo de resíduos como o dióxido de carbono na atmosfera. 

Segundo os cálculos de 2025, em sete meses todos os recursos do anos já foram utilizados pela humanidade, que consome 1,8 vezes mais rápido do que o meio ambiente consegue se regenerar.

Dependendo do consumo global de recursos naturais e da capacidade do planeta de se regenerar, a data anual muda, e a tendência é que o Dia da Sobrecarga da Terra ocorra cada vez mais cedo a cada ano, evidenciando a crescente pressão sobre o planeta. 

Além da perda de biodiversidade, o excesso de consumo de CO2 causa desastres econômicos com impactos na inflação, crise energética e sanitária, e os conflitos.  O desfio de todos os setores, e nações, é atingir a sustentabilidade, ou seja, viver dentro dos limites do planeta, consumindo apenas os recursos que ele é capaz de renovar anualmente

Fundada em 2003, a organização trabalha fornecendo conhecimentos científicos que impulsionam decisões políticas e de investimento. Tecnicamente, a ONG internacional mede a área de terra e água necessária para suprir as necessidades de recursos de uma população e para absorver seus resíduos

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI