GPS Brasília comscore

Rapper Oruam se entrega à Polícia Civil do Rio

Músico é suspeito de esconder menor ligado ao tráfico e de incitar ataques a policiais

O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido pelo nome artístico de Oruam, se entregou nesta terça-feira (22) à Polícia Civil do Rio de Janeiro. 

Mais cedo, o cantor usou as redes sociais para afirmar que se entregaria para a polícia, após ter se envolvido em confronto com a Polícia Civil na noite de segunda-feira (21), em sua casa, no Joá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Após o episódio, o rapper chegou a publicar um vídeo desafiando a polícia a ir busca-lo no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio.

De acordo com a Polícia Civil, Oruam impediu que agentes apreendessem um menor de idade, apontado como um dos principais ladrões de carros do estado e segurança do traficante Edgar Alves de Andrade, o Doca, um dos chefes do Comando Vermelho (CV).

A prisão do músico havia sido determinada pela Justiça do Rio de Janeiro, “Analisando os autos, verifico que, no presente momento, mais adequado se faz a decretação da prisão preventiva (e não da prisão temporária), conforme sugerido pelo Ministério Público, conforme passo a expor”, defendeu o Judiciário carioca. 

“A prisão preventiva encontra respaldo nos artigos 311 a 313 do Código de Processo Penal e se faz pertinente para a garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado. E os requisitos se fazem presentes, de acordo com os elementos probatórios”, completa a decisão do Plantão Judiciário do Rio de Janeiro.

Pedras e ofensas contra policiais

Oruam e amigos teriam impedido o cumprimento do mandado de busca e apreensão contra o menor. Ele é acusado de ter escondido o suspeito e incentivado o ataque aos policiais. O rapper é filho de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, liderança do Comando Vermelho (CV) que cumpre pena em penitenciária federal. A defesa do rapper ainda não se manifestou.

De acordo com nota da Polícia Civil, agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) receberam informações do setor de inteligência sobre a presença do adolescente, de 17 anos, conhecido como Menor Piu, na casa de Oruam. De posse de mandado judicial de busca e apreensão do menor, os policiais usaram uma viatura descaracterizada para vigiar o suspeito, abordado ao deixar o imóvel, ao lado de quatro pessoas.

Ao anunciar a apreensão e o recolhimento de um cordão e um celular, policiais relatam que Oruam e mais oito homens apareceram na varanda e começaram a xingar e jogar pedras na equipe. Um policial ficou ferido. Ainda conforme o relato, ao perceber a movimentação dos policiais, Oruam fez postagens em suas redes sociais pedindo ajuda em favor do suspeito. “Quem tiver de moto brota no Joá. Me ajuda, eles estão aqui na minha porta”, escreveu o rapper.

Tais elementos desceram e continuaram proferindo insultos e ameaças contra a equipe. Um deles, inclusive, citando ser filho de Márcio dos Santos Nepomuceno, o ‘Marcinho VP’, uma das principais lideranças do Comando Vermelho, como forma de intimidação”, diz a nota da PCERJ.

Ainda de acordo com a polícia, um dos homens que participou do ataque correu para dentro da casa, o que teria obrigado a equipe a entrar para capturá-lo. Ele foi autuado em flagrante por desacato, resistência qualificada, lesão corporal, ameaça, dano e associação para o tráfico.

A nota destaca que esta é a segunda vez, em menos de seis meses, que um integrante da facção criminosa é localizado no interior da casa de Oruam. A Polícia Civil não informou se o rapper foi formalmente indiciado. O rapper e os demais homens fugiram do local e, posteriormente, realizaram novos ataques aos policiais por meio de redes sociais. 

Vídeo postado por Oruam em sua rede social mostra policiais entrando em sua casa e algemando uma pessoa. “Podem fazer o que quiser de nóis (sic), pois nóis não é ninguém, pô. Entram em nossa casa à meia noite, claro que vão querer prender nóis, porque nóis é filho de bandido, pô”, afirmou o rapper. O vídeo prova que os policiais foram xingados.

Rapper foi preso em fevereiro

No fim de fevereiro deste ano, Oruam foi preso pela Polícia Civil em casa. Na ocasião, os agentes foram cumprir mandados de prisão e de apreensão contra um envolvido com disparo de arma de fogo em um condomínio de Igaratá (SP), em dezembro de 2024. Os policiais, também da DRE, encontraram na casa de Oruam um homem com mandado de prisão pendente pelo crime de organização criminosa. O rapper foi preso em flagrante sob suspeita de crime de favorecimento, mas acabou sendo solto no mesmo dia. Após ser libertado, disse que não sabia que havia um mandado de prisão contra o preso na casa dele.

Pai de Oruam, Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, foi preso após ser condenado por crimes como homicídio qualificado, formação de quadrilha e tráfico de drogas. O Ministério Público o acusa de continuar organizando ações criminosas de dentro da prisão. Nascido na favela de Vigário Geral, ele ascendeu rapidamente na facção, passando a comandar o tráfico no Complexo do Alemão. Marcinho VP está preso desde 1996.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Após o sucesso em destinos de montanha no Hemisfério Norte, …

Entidade chega para fortalecer a identidade do espumante local, buscar …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.