A próxima audiência pública sobre as travessias do Eixo Rodoviário de Brasília, o Eixão, ocorrerá no dia 28 de julho. A reunião está marcada para 14h15, na sala de audiências da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, com transmissão simultânea da solenidade pelo canal oficial do TJDFT no YouTube.
A audiência é uma continuação da solicitação feita pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) no âmbito da ação civil pública ajuizada em março de 2024. O intuito é garantir a segurança de pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência nas travessias do Eixão e dos Eixinhos.
A ação propõe a implementação de projetos para melhorar a mobilidade e acessibilidade nas vias. Com foco na atuação da Polícia Militar do DF em relação à segurança no trânsito e a possível implementação de novas soluções para minimizar os riscos nas travessias mais perigosas do Eixão e arredores.
A primeira audiência realizada em março de 2024, foi palco para temas como a redução do limite de velocidade no Eixão, a conservação das passagens subterrâneas e a criação de um grupo de trabalho focado na mobilidade na região. Para destacar a importância das medidas para proteger a vida e garantir o direito à cidade de forma mais inclusiva, representantes do governo, especialistas, organizações da sociedade civil e vítimas de acidentes de trânsito participaram da sessão.
Com informações do MPDFT