GPS Brasília comscore

Escolas técnicas de Santa Maria e Paranoá abrem as portas em 2023

O Distrito Federal vai ganhar duas escolas técnicas em 2023, uma em Santa Maria e a outra no Paranoá. Cada unidade terá capacidade de atender aproximadamente 2,4 mil alunos, mas, para além do número, elas serão importantes por levar a oferta de **ensino profissionalizante** a essas regiões.

**A Escola Técnica de Santa Maria está com a obra mais avançada, com 95% de execução**. A previsão é que ela seja entregue em fevereiro e passe a atender, a partir do segundo semestre, não só estudantes da região administrativa, mas também de outras cidades próximas, inclusive do Entorno.

Em Santa Maria, o governo vai ofertar o curso de técnico em **radiologia** – não disponível na rede pública de ensino –, cuidados com idoso, desenvolvimento de sistema e o de rede de computadores. Para tanto, o governo local investe R$ 11,8 milhões na obra. “_Extremamente importante para a cidade e o Entorno. Ela fica próxima ao BRT e vai abraçar quem passa do Entorno por aquela região. Vai atender alunos do DF e de fora_”, afirma o coordenador da Regional de Ensino de Santa Maria, Claudiney Formiga Cabral.

>“A gente precisa dar uma formação para esse aluno que não quer ingressar na universidade e a escola técnica é uma opção que o governo do Distrito Federal encontrou para isso. Com esse foco, no ensino profissionalizante e técnico, vamos ampliar a oferta de cursos técnicos com a entrega de mais duas escolas em 2023. Estamos trabalhando para oferecer cursos de acordo com a necessidade que o mercado de trabalho aponta”, destaca a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

**No Paranoá, a previsão de conclusão da obra de R$ 12,3 milhões é para o segundo semestre**. Por lá, os estudantes terão acesso aos cursos de técnico em desenho de construção civil e em edificações, bem como em serviços públicos e privados.

“_Não há outra escola na região, a mais próxima fica em Planaltina, com a Escola Técnica de Enfermagem. Essa escola vai atender o Paranoá, Itapoã, Varjão e outras cidades. É incalculável a importância dela para nossa região_”, avalia o coordenador da Regional de Ensino do Paranoá, Ranieri Carneiro Falcão.

As novas unidades – Brazlândia, Santa Maria e Paranoá – seguem o **padrão arquitetônico estabelecido pelo Fundo Nacional da Educação (FNDE)**. As escolas contam com 12 salas de aula, laboratórios (informática, química, física, enfermagem, entre outros), quadra poliesportiva, espaços administrativos, jardim, auditório, biblioteca, cantina, estacionamento e unidade de tratamento de esgoto.

Atualmente, o DF tem 14 escolas técnicas com diferentes cursos que atendem cerca de 13 mil pessoas. O Governo do Distrito Federal (GDF) quer ampliar esse número e tem planos para construir uma unidade em São Sebastião. Em 2021, o **GDF** entregou uma unidade em Brazlândia, onde são atendidos 651 alunos em cursos de técnico em informática, técnico em enfermagem e de qualificação profissional em assistente administrativo e cuidador infantil.

Veja também

Aproveite a chegada da nova estação para variar nos rótulos

Iniciativas Pegada Solidária e Jambeiro Solidário uniram esforços para arrecadar …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI