A bancada do PSol na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) protocolou um pedido de impeachment contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo o partido, o titular do Palácio dos Bandeirantes teria auxiliado o “ex-presidente Jair Bolsonaro em uma tentativa de sair do País”, além de “ter apoiado os ataques de Trump ao Brasil”.
“Tarcísio extrapolou suas atribuições enquanto governador, além de violar o dever de lealdade institucional ao se alinhar a interesses estrangeiros em meio a uma grave crise diplomática”, diz o documento, assinado pelos deputados estaduais Carlos Giannazi, Ediane Maria, Guilherme Cortez, Mônica Seixas e Paula da Bancada Feminista.
“Ao endossar a chantagem de Donald Trump contra o Poder Judiciário brasileiro, articulada por intermediação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, e articular a ida de Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, o governador incide ainda em crime contra a segurança interna do País por concorrer com a prática de crimes contra o Estado Democrático de Direito”, prosseguem os parlamentares.
Em janeiro, o governador de São Paulo comemorou a posse do presidente dos EUA, e publicou foto nas redes sociais com o slogan “Make America Great Again”. Os deputados também dizem que o uso de adereços da campanha de Trump, adesão a slogans norte-americanos, apoio a “mensagens ameaçadoras” contra o país e a celebração da posse de “um presidente estrangeiro hostil ao País” são atos contra o dever constitucional de governantes de resguardar a soberania nacional.
“Enquanto o Brasil sofre um ataque econômico e institucional sem precedentes, o governador de São Paulo se comporta como um agente a serviço de um projeto autoritário estrangeiro, que busca enfraquecer a soberania brasileira, fragilizar a democracia e subjugar a nossa economia”, defende o deputado estadual Guilherme Cortez.
Alvo de críticas
Desde o anúncio do tarifaço de Trump, Tarcísio foi alvo de críticas por publicação no X: “Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado”. Recentemente, o governador disse em entrevista que o tarifaço era “deletério, principalmente para aqueles estados que têm produção industrial de maior valor agregado”.
Este é o terceiro pedido de Impeachment contra Tarcísio na Alesp. No dia 9 de julho, a deputada estadual Ediane Maria (PSol) protocolou pedido de impedimento pela publicação do governador no X.
Em março, houve pedido feito por 110 movimentos sociais e deputados contra o governador e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP), por violência policial. O documento foi baseado em levantamento do Instituto Sou da Paz que registrou 650 mortes provocadas por policiais militares em serviço.