Reconhecida pela Unesco com o título de Cidade do Design, Brasília reafirma seu protagonismo nacional e internacional ao sediar, por iniciativa da Secretaria de Turismo (Setur-DF), eventos importantes com foco em cidades criativas. O órgão convoca organizações da sociedade civil (OSCs) para executarem o II Fórum das Cidades Criativas do Design e o IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas.
“O selo Unesco reconhece a força transformadora do design em Brasília, presente na arquitetura, urbanismo, nas artes e na vida cotidiana da nossa cidade. O chamamento público vem para garantir que essas iniciativas sejam construídas de forma democrática, transparente e com a participação de quem mais entende do assunto: a sociedade civil e os agentes criativos locais”, ressalta o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
Instituído pela Unesco em 2004, o selo Cidade Criativa reconhece cidades que investem em criatividade e cultura como estratégias de desenvolvimento sustentável, promovendo inclusão, inovação e integração com a comunidade. Hoje, apenas 14 cidades brasileiras possuem a chancela, em categorias que incluem Design (Brasília, Curitiba, Fortaleza), Gastronomia (Belo Horizonte, Belém, Florianópolis, Paraty), Música (Salvador, Recife), Literatura (Rio de Janeiro), Cinema (Santos, Penedo), Artes Midiáticas (Campina Grande) e Artesanato e Arte Popular (João Pessoa).
Design em tudo
Em Brasília, o design é parte do DNA da cidade, dos traços inovadores de Oscar Niemeyer ao mobiliário, moda, artesanato e tecnologia. Sediar os dois eventos é, portanto, oportunidade para promover intercâmbio de experiências, fortalecer redes criativas e intensificar o fluxo de turistas e investimentos na capital federal.
O edital prevê a seleção de uma organização para gerenciar ações promocionais e executivas relativas aos encontros, além da definição de diretrizes, divulgação e construção colaborativa da programação. As entidades interessadas já podem acessar o edital original com todas as orientações no site oficial da Setur-DF.
“Brasília está pronta para receber o Brasil e o mundo para debater o papel das cidades criativas e impulsionar ainda mais as nossas vocações no turismo, inovação e cultura”, conclui o secretário de Turismo.
Confira o edital de chamamento público.
*Com informações da Secretaria de Turismo