Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, foi uma das grandes artistas da música popular brasileira. Filha de uma das maiores vozes do País e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, Preta cresceu cercada por arte, música e política, o que moldou profundamente sua identidade artística.
Apesar do peso do sobrenome, Preta sempre fez questão de construir sua própria trajetória. Sua carreira musical começou oficialmente em 2003, aos 29 anos, com o lançamento do álbum Prêt-à-Porter, com forte influência de samba-funk, pop e axé, onde já demonstrava sua ousadia ao misturar gêneros e abordar temas como sexualidade e liberdade. O disco recebeu críticas por ter a cantora nua na capa.

Foto: Divulgação
Desde então, Preta se consolidou como uma artista de voz potente, com forte presença cênica e letras que muitas vezes dialogam com pautas sociais, especialmente ligadas à diversidade, à comunidade LGBTQIA+ e ao empoderamento feminino.
Ao longo dos anos, lançou os álbuns Preta, Noite Preta Ao Vivo (2010), Sou Como Sou (2012), Bloco da Preta (2014), Todas as Cores (2017), além de singles que mesclaram pop, MPB, samba, funk e parcerias com grandes nomes da música brasileira. Entre seus sucessos mais conhecidos estão Sinais de Fogo — composição de Ana Carolina para a amiga — Stereo e Meu Corpo Quer Você.
Seu último lançamento foi Só o Amor, uma parceria com Glória Groove, que foi tema da novela A Dona do Pedaço, em 2019.
Outras áreas
Além da música, Preta também atuou como atriz, apresentadora e empresária. Participou de novelas, Ó Paí, Ó, Os Mutantes e participações em programas como MasterChef Brasil. Seu tradicional bloco de Carnaval, o Bloco da Preta, é um dos mais animados e populares do Rio de Janeiro, atraindo milhares de foliões todos os anos.
Além da carreira artística, Preta Gil era empresária, sócia da Mynd, agência de influenciadores e criadores de conteúdo, desde 2017.
Ela foi a artista escolhida para ser homenageada no WME Awards, em dezembro de 2025, na categoria dedicada ao conjunto de obra de mulheres na música e ativismo social.
Em 2023, quando revelou estar em tratamento contra um câncer no intestino, compartilhou grande parte do processo nas redes sociais, usando sua plataforma para conscientizar sobre saúde e acolher outras pessoas que enfrentavam situações semelhantes. Preta Gil morreu neste domingo (20), nos Estados Unidos, durante o tratamento.