GPS Brasília comscore

Alcolumbre rejeita pressão de bolsonaristas e mantém recesso do Congresso

Presidente do Senado afirma que sessões só retornam em agosto

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), rechaçou nesta sexta-feira (18) a possibilidade de cancelar o recesso parlamentar de julho. “Está mantido, conforme amplamente e previamente anunciado”, destacou o senador. 

A declaração do presidente do Senado é uma resposta a aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que defendem o fim do período de férias dos parlamentares para votar medidas que miram o Supremo Tribunal Federal (STF). O recesso parlamentar se iniciou hoje. 

“Durante as próximas duas semanas, não haverá sessões deliberativas nem funcionamento das comissões. As atividades legislativas serão retomadas na semana do dia 4 de agosto, com sessões deliberativas no plenário do Senado e nas comissões, incluindo o início da apreciação e votação de indicações de autoridades, conforme cronograma já divulgado”, sustentou o senador, em nota. 

Aliados reagem 

Mais cedo, opositores ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aliados de Bolsonaro criticaram a operação da Polícia Federal que teve como alvo o ex-presidente. Em coletiva, senadores e deputados do PL criticaram o STF, especialmente o ministro Alexandre de Moraes, e anunciaram que irão pressionar pelo fim do chamado “recesso branco” no Congresso para tratar do tema.

A ideia é reunir as lideranças já na segunda-feira (22) para solicitar uma reunião com Alcolumbre e cobrar uma resposta institucional contra o que classificam como “abalo” e “escalada autoritária”.

Os oposicionistas também defenderam medidas contra o STF, como o fim do foro privilegiado para ministros, e acusaram a Corte de tentar intimidar o Legislativo. Para eles, a operação teve viés político com o objetivo de minar Bolsonaro na corrida eleitoral de 2026. 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

Doença que afeta 125 milhões de pessoas pode atingir as …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.