O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, por meio das redes sociais, que fará um pronunciamento em rede nacional nesta quinta-feira (17), com o tema “Brasil soberano”. A mensagem será transmitida às 20h25.
A fala do petista deve abordar os recentes atritos diplomáticos com os Estados Unidos, especialmente após a decisão do governo norte-americano de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Mais cedo, Lula disse, durante o 60° Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), em Goiânia, que o País não aceitará imposições externas.
“Não é um gringo que vai dar ordem para este presidente da República”, declarou.
Durante o evento, Lula afirmou que o governo brasileiro tem buscado resolver a crise comercial com base no diálogo, conduzido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
“Quando o cara truca, a gente tem que escolher: eu corro ou grito ‘seis’ na orelha dele. Eu estou jogando. O Brasil gosta de negociação”.
O presidente ainda classificou Jair Bolsonaro e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), apontado como um dos articuladores das medidas norte-americanas, como traidores do País.
“Eles agora têm que ser tratados por nós como os traidores da história desse país, do século 21. Ele que tenha vergonha, se esconda da sua covardia e deixe esse país em paz, porque eles não tiveram nenhuma preocupação com os prejuízos que essa taxação vai trazer ao povo brasileiro, que vai trazer à indústria, à agricultura, aos serviços, ao salário do povo, nenhuma preocupação”, criticou.
Ver essa foto no Instagram