GPS Brasília comscore
[the_ad_group id="246"]

Lula decide vetar projeto que aumenta número de deputados para 531

Veto deve ser publicado pelo governo federal no Diário Oficial nesta quinta (17)

O governo federal vai vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que prevê o aumento no número de deputados federais, de 513 para 531. A expectativa é de que o veto seja publicado em edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (17).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha até esta quarta-feira (16) para decidir sobre a sanção do projeto. Com o veto, espera-se que o Congresso promulgue a medida, conforme defendido pelo presidente do Legislativo, Davi Alcolumbre (União-AP).

“Se chegar às 10h [para promulgação], vai ser promulgado às 10h01”, defendeu Alcolumbre em 8 de julho.

A declaração de Alcolumbre foi feita um dia após o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmar em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, ser “pouco provável” a sanção da lei por Lula. A razão seria um possível desgaste ao petista com a validação de uma medida que onera a União.

Entenda

O aumento de cadeiras na Câmara foi aprovado pelo Congresso em junho. A proposta adiciona 18 novos cargos eletivos, elevando o total de 513 para 531 deputados.

A ampliação do número deve gerar um gasto adicional de R$ 95 milhões por ano aos cofres públicos.

O projeto garante que nenhum estado perderá representantes no Congresso. De acordo com o relator da proposta na Câmara, deputado Damião Feliciano (União-PB), se o cálculo proporcional previsto na Constituição fosse seguido, algumas bancadas estaduais seriam reduzidas, o que poderia resultar em menos recursos e prejuízos para a população.

O mínimo de representantes por estado é oito e o máximo, 70. A atualização de vagas por estado não é feita desde 1994, quando foi considerado o Censo de 1985.

Pela proposta, nove estados serão beneficiados com o aumento da representação. Veja como ficaria a nova distribuição:

Amazonas: +2 vagas;
Ceará: +1 vaga;
Goiás: +1 vaga;
Mato Grosso: +2 vagas;
Minas Gerais: +1 vaga;
Pará: +4 vagas;
Paraná: +1 vaga;
Rio Grande do Norte: +2 vagas;
Santa Catarina: +4 vagas.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

[the_ad_group id="10205"]
[the_ad id="203246"]
[the_ad id="188505"]
[the_ad id="199382"]
[the_ad_group id="247"]

Veja também

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

Doença que afeta 125 milhões de pessoas pode atingir as …

[the_ad id="203248"]

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.