GPS Brasília comscore

Áudio vazado de ministro do TCU revolta equipe de transição petista

A **presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann**, foi às redes sociais cobrar explicações do **ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes**, que em um áudio vazado neste domingo, 20, fala sobre um suposto “_movimento forte nas casernas_”. Na postagem, Gleisi escreveu: “_Estamos aguardando explicações públicas de Augusto Nardes sobre o áudio do golpismo. Grave que ministro do TCU se envolva nesse tipo de coisa. Qual a intenção dessa fala?_”.

O **deputado federal e um dos responsáveis pela estratégia de redes sociais da campanha de Lula, André Janones (Avante-MG)**, usou o Twitter para comunicar que vai protocolar “_requerimento para que o Ministro do Tribunal de Contas da União, Senhor João Augusto Ribeiro Nardes, compareça à Câmara para prestar esclarecimentos sobre suas declarações de cunho golpista_”. A postagem foi feita também nesta segunda-feira, 21.

No áudio, o ministro afirma que conversou com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e que militares estariam preparando um golpe para **impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT)**. O ministro afirma, na mesma gravação, que “_em questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso (haverá) um desenlace bastante forte na nação, imprevisíveis, imprevisíveis_”. Conforme outros ministros do TCU ouvidos pela reportagem, o áudio encaminhado por Nardes a um grupo de representantes do agronegócio é “_blefe puro_” (**_veja mais abaixo_**).

Em uma publicação no Twitter, o **deputado federal Paulo Teixeira (PT)** afirmou que protocolará um pedido de convocação para que o ministro Augusto Nardes explique suas declarações, que se enquadrariam em “conspiração golpista”.

Em nota, a assessoria de comunicação do TCU afirma que Nardes lamenta a interpretação de áudio “_despretensioso gravado apressadamente_” para um grupo de amigos e que o ministro repudia “_manifestações de natureza antidemocrática e golpistas_”.

**Leia a íntegra da nota divulgada pelo TCU:**

>”O Ministro Augusto Nardes lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos. Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas.”

**Afastamento**

O **senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)** apresentou duas medidas contra o ministro Augusto Nardes. À Corte, o parlamentar solicitou o afastamento do magistrado; ao Senado, pediu a convocação para que **Nardes explique** o conteúdo de suas falas em depoimento às comissões de Direitos Humanos e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.

“_Solicita-se que a eminente Corte de Contas se atente a cobrar informações junto ao Sr. Augusto Nardes, para que preste depoimento sobre todas as informações que detém, bem como determine a aposentadoria compulsória do magistrado ou a sua disponibilidade, considerando a violação disciplinar_”, destaca o **documento** de Randolfe.

**Reações**

“_Blefe puro_”. É assim que ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) consideraram as ameaças feitas pelo ministro Augusto Nardes em mensagem de áudio enviada por WhatsApp a representantes do agronegócio, como revelou a **_coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo_**.

Na Corte de Contas a avaliação entre ministros ouvidos pelo Estadão é que **Nardes terá que se explicar ao ministro Alexandre de Moraes**, responsável pelo inquérito das fake news e dos atos antidemocráticas no Supremo Tribunal Federal (STF), além de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Colegas chegaram a usar palavras de baixa calão a se referir ao áudio de Nardes.

Nardes alerta, no áudio, que “_em questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso (haverá) um desenlace bastante forte na nação, imprevisíveis, imprevisíveis_”. Afirma, ainda, que tem “_muitas informações_” e cita um “_movimento forte nas casernas_”.

**Nardes é apoiador de Bolsonaro** e nos quatro anos de governo teve acesso livre ao presidente. Procurado pela reportagem, não ligou de volta.

Desde a derrota nas urnas, bolsonaristas têm compartilhado mensagens, algumas cifradas, de **estímulo à que manifestantes sigam nas portas de quartéis defendendo um golpe de estado**. Já se prestaram a esse papel o general Braga Neto, que foi vice na chapa de Bolsonaro, o general Augusto Heleno, ministro do GSI, e o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, insinuou que algumas urnas estariam com problemas, o que justificaria um pedido de **providências ao TSE**.

Ao contrário do que diz o presidente do partido de Bolsonaro, o próprio TCU e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) atestaram a **segurança das urnas eletrônicas** e a veracidade do resultado das eleições presidenciais.

O Alto Comando do Exército, inclusive, acatou o resultado das urnas. **O ministério da Defesa, contudo, loteado por bolsonaristas, também atua para manter a esperança dos manifestantes**.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

Fotos inéditas contam a história da inauguração da capital federal

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.