A implantação do **Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Plano Piloto** e a construção de seis novas rodoviárias estão no radar do Governo do Distrito Federal (GDF). A afirmação foi feita pelo **secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro**, durante reunião da comissão de transição do governo realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
No caso do VLT, o projeto precisou ser reestruturado para atender às **normas de tombamento do Plano Piloto**. Antes, a opção seria por fiação aérea (catenárias), característica que agora foi ajustada para **Alimentação Pelo Solo (APS), sistema similar ao utilizado no Rio de Janeiro**. “_Até o fim do mês, a empresa responsável pelo projeto o entrega, para então levarmos ao Tribunal de Contas; assim, se tudo correr bem, poderemos licitá-lo no ano que vem e iniciar as obras no final de 2023 ou início de 2024_”, detalha o secretário.
![VLT do Rio de Janeiro: opção por alimentação pelo solo por conta das normas de tombamento do Plano Piloto (Foto: Divulgação)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/VLT_RJ_53898a106b.jpg)
**Custos**
O custo para implantação do VLT é estimado em **R$ 2,5 bilhões**. Desse total, R$ 1,5 bilhão ficam a cargo do GDF e R$ 1 bilhão da empresa vencedora da concessão, conforme o modelo escolhido para o projeto. **A previsão inicial do VLT na W3 é ligar o Terminal Asa Norte (TAN), no fim da Asa Norte e próximo ao Noroeste, ao Terminal Asa Sul (TAS), próximo à Enap e à Academia do Corpo de Bombeiros, fazendo a ligação de toda a W3**.
**A segunda fase do projeto consiste em ligar o TAS ao aeroporto**, reduzindo ao máximo o fluxo de ônibus ao longo da avenida W3. “_Os ônibus que viriam para poder atender os passageiros na W3 vão desembarcar nos terminais e alimentar o VLT, para que ele possa fazer a distribuição dos passageiros ao longo da W3_”, explica Valter Casimiro. “_Assim, você tira as linhas circulares que passam pela W3 e passa a usar o VLT_”.
**Rodoviárias**
O GDF também trabalha na construção de novas rodoviárias. **Há terminais em andamento no Sol Nascente/Pôr do Sol, Itapoã e Varjão, e outros serão erguidos no Arapoanga, Estrutural e em Furnas (Samambaia)**. Além desses, foram entregues um em Sobradinho e em Santa Maria, além da reforma já concluída em Brazlândia e a em andamento no Gama.
Ainda no âmbito dos terminais, o GDF vai construir outras **estruturas de integração do BRT** em Planaltina, Sobradinho, Riacho Fundo, Recanto das Emas e Samambaia. “_Estamos com projeto pronto e queremos colocar a rodoviária do Terminal de Furnas, que é uma integração com metrô e ônibus para possibilitar uma integração_”, adianta o titular da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).
**Gama**
A reforma da Rodoviária do Gama está em andamento, com **20% da obra executada**. Por lá foram concluídas as instalações hidrossanitárias, de incêndio, elétrica e de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), enquanto a cobertura e o pavimento rígido já começaram a ser feitos.
**Sol Nascente**
No Sol Nascente, a construção está 76% executada, atualmente nas etapas de pavimento rígido, piso de alta resistência da plataforma e urbanização. A Rodoviária do Varjão atingiu 48% de execução e está passando por **finalização da drenagem profunda e serviços de instalações hidrossanitárias, incêndio, de SPDA**. Também será iniciada a construção da estrutura metálica.
**Itapoã**
No Itapoã, a obra está com 10% de execução, o que abrange atualmente as **obras do reservatório de águas pluviais**, instalações hidrossanitárias e a rede de drenagem. Na sequência, será iniciada a execução da fundação da estrutura metálica.
**Arapoanga e Estrutural**
As rodoviárias de Arapoanga e da Estrutural aguardam a **liberação do terreno para que os projetos sejam elaborados**. Com relação à Rodoviária de Furnas, por sua vez, o processo licitatório para contratação da empresa para executar a obra está nos trâmites finais, com vistas à publicação do edital.
**BRT**
Sobre o BRT (sigla, em inglês, de ônibus de trânsito rápido) em Santa Maria, o governo trabalha na elaboração de projeto de arquitetura, para **ampliação do terminal**, e na regularização do terreno. Depois, serão elaborados os projetos de engenharia que possibilitam instruir o processo de licitação de contratação de empresa especializada para execução da obra. **O BRT Norte tem os projetos em elaboração junto ao DER, enquanto os projetos referentes ao BRT Sul, abrangendo os trechos 3 e 4, se encontram em readequação**.