GPS Brasília comscore

Ibovespa recua pela 6ª sessão seguida; dólar fecha no maior patamar desde junho

Trata-se é a maior sequência de perdas do real desde junho de 2024

A tensão em torno das tarifas anunciadas pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros segue pressionando os mercados. Nesta segunda-feira (14), o Ibovespa fechou em queda de 0,65%, aos 135.298,99 pontos, após oscilar entre mínima de 134.839,69 e máxima de 136.186,67 pontos.

Com isso, a Bolsa brasileira acumulou sua sexta sessão consecutiva no vermelho, a sequência mais longa de perdas desde junho de 2024 e registrou o menor nível desde 9 de junho. No mês, o índice já recua 2,56%, embora ainda houve valorização de 12,48% em 2025.

A moeda americana acelerou os ganhos ao longo da tarde e encerrou o dia cotada a R$ 5,5842, em alta de 0,66%, o maior valor de fechamento desde 5 de junho.

No mês, a divisa acumula valorização de 2,76% frente ao real. Segundo operadores, a busca por proteção e posições defensivas no câmbio foi reforçada pela expectativa da resposta do governo brasileiro ao tarifaço anunciado pelo presidente americano, Donald Trump, que prevê alíquota de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

Ao final do dia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o decreto de reciprocidade do Brasil já está pronto e será assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida deve ser publicada nesta terça-feira (15). Rumores de que o governo brasileiro poderia negociar com os EUA uma redução da alíquota de 50% para 30% foram negados por fontes oficiais.

Ainda assim, parte do mercado acredita que o nível final das tarifas possa ser menor, o que alimenta ajustes e realização de lucros no câmbio.

Além do impacto do tarifaço, os investidores também digeriram dados fracos da economia brasileira. O IBC-Br, considerado uma prévia do PIB, mostrou retração de 0,74% em maio, frustrando expectativas. O Boletim Focus apontou queda na projeção de crescimento e alta nas estimativas de inflação, refletindo preocupações fiscais internas, especialmente em torno do IOF e da reforma tributária.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Coordenação da ABE reforça protagonismo dos vinhos e espumantes brasileiros …

Pesquisa revelou que 47% dos homens se achavam bonitos, 44% …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.