GPS Brasília comscore

Governo cria comitê para reagir ao tarifaço de Trump contra produtos brasileiros

Alckmin anuncia grupo de trabalho para enfrentar medida dos EUA

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou, nesta segunda-feira (14), que o governo federal criou um comitê de trabalho para analisar uma eventual reação às tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros. 

Alckmin, que acumula a função de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, detalhou, em entrevista coletiva, a atuação do colegiado, que se dará em duas frentes: indústria e agronegócio“A primeira tarefa é conversar com o setor privado, chamando os setores industriais que têm mais relação comercial com os EUA”, disse. 

Na ocasião, o vice-presidente negou que o governo federal tenha pedido a dilação do prazo, previsto para 1º de agosto, para que as novas tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros entrem em vigor. De acordo com o ministro, não houve também um pedido do Executivo local pela redução das tarifas. 

“O governo não pediu nenhuma prorrogação de prazo e não fez nenhuma proposta sobre alíquota ou percentual. O que estamos fazendo é ouvindo os setores envolvidos, para o setor privado participar e se mobilizar com seus parceiros nos EUA, fazer essa articulação, e o governo também o fará”, prosseguiu. 

Alckmin classificou o “tarifaço” imposto pelo governo norte-americano como “inadequado“. “Temos tido todo empenho em rever essa situação. Primeiro, porque ela é totalmente inadequada. O Brasil não tem superávit com os EUA — aliás, o contrário: dos dez produtos que eles mais exportam, em oito a tarifa é zero”, defendeu. 

Ainda durante a coletiva, o ministro reiterou que o governo brasileiro tem negociado com os EUA desde que Trump anunciou a aplicação das tarifas a outros parceiros comerciais.

“Nós já vínhamos fazendo um diálogo. Isso não vai se findar amanhã, essa é a primeira conversa para darmos continuidade a esse trabalho. Vamos também marcar com entidades e empresas americanas, porque há uma integração de cadeia. É evidente que as empresas americanas serão atingidas”, completou. 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Coordenação da ABE reforça protagonismo dos vinhos e espumantes brasileiros …

Pesquisa revelou que 47% dos homens se achavam bonitos, 44% …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.