GPS Brasília comscore

Covid: Ministério da Saúde recomenda uso de máscara após avanço de casos

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde publicou nota técnica no último sábado, 12, em que recomenda o **uso de máscara pela população e a adoção de outras medidas, como ampliação da vigilância genômica**, por Estados e municípios. O documento foi motivado pelo avanço recente de casos de covid-19 no País.

Conforme a secretaria, **entre os dias 6 e 11 deste mês, foram notificados 57,8 mil casos de covid** pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde. Com isso, a média móvel dos últimos sete dias subiu para 8,5 mil casos diários, o que representa aumento de 120% em relação ao índice da semana anterior (3,8 mil).

No caso das mortes por covid, foram 314, também entre os dias 6 e 11 deste mês. Nesse período, a **média móvel diária de óbitos** pela doença, calculada em relação aos últimos sete dias, saltou para 46, o que equivale um aumento de 28% em comparação com a semana anterior (36).

A nota técnica, segundo a secretaria, trata-se de um **alerta** “_acerca do aumento do número de casos de covid-19 e circulação de novas linhagens da Variante de Preocupação (VOC) Ômicron_”, com ênfase nas sublinhagens BQ.1 e BA.5.3.1.

O órgão técnico complementa que, neste momento, não há dados epidemiológicos que indicam **aumento na gravidade da doença**. “_O impacto das alterações imunológicas observadas no escape da vacina ainda não foi estabelecido_”, afirma a nota técnica.

Ainda assim, diante do aumento de casos de covid, a pasta orienta às vigilâncias epidemiológicas estaduais e municipais uma série de medidas. Entre elas, destacam-se a recomendação de intensificação da vigilância genômica, enviando **amostragem de exames** com RT-PCR detectáveis para sequenciamento, e também o **alerta à população** quanto à situação da pandemia.

A secretaria recomenda que a população seja **orientada a fazer higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão e que adote o uso de máscaras de proteção facial**, especialmente em locais fechados. A orientação vale sobretudo para indivíduos com fatores de risco e pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados de covid.

O documento também reforça a necessidade de se fazer o **isolamento de casos suspeitos** e confirmados para covid-19 e também de se buscar completar o esquema vacinal, “com especial atenção às doses de reforço”. Como mostrou o Estadão há alguns dias, somente o **Estado de São Paulo tem cerca de 9 milhões de pessoas com terceiras doses atrasadas**.

**Diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o médico Renato Kfouri** destaca que, toda vez que há aumento de circulação de doenças respiratórias em geral, **o uso de máscara cumpre função importante de proteção**. “_Usar máscara sempre em ambientes fechados, onde é inevitável a aglomeração, é fundamental_”, afirma.

O médico reforça que, por mais que o País não esteja mais em um momento de obrigatoriedade, a orientação do uso é bem-vinda. “_Completar a vacinação, incluir crianças (na campanha de imunização), usar mácaras e propiciar tratamentos para aqueles que não respondem às vacinas_” são algumas das **medidas importantes** de serem adotadas neste momento, destaca Kfouri.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Disponível no Amazon Prime Video, o filme sobre o Bvlgari …

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.