Em publicação feita nesta segunda-feira (14), em seu perfil no X, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirma que “o sistema nunca quis apenas me tirar do caminho”, mas sim o destruir por completo, inclusive fisicamente. A postagem ocorre no dia em que hpa a expectativa de que a Procuradoria-Geral da República peça sua condenação por envolvimento na suposta tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. Além do longo texto, a postagem tem ainda um vídeo com um balanço de seus quatro anos à frente da Presidência da República.
– O sistema nunca quis apenas me tirar do caminho. A verdade é mais dura: querem me destruir por completo – eliminar fisicamente, como já tentaram – para que possam, enfim, alcançar você. O cidadão comum. A sua liberdade. A sua fé. A sua família. A sua forma de pensar. Sem que… pic.twitter.com/pxTlKyeq1A
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 14, 2025
Segundo Bolsonaro, o suposto objetivo de seu afastamento político seria alcançar o cidadão comum, sua liberdade, sua fé, sua família e sua forma de pensar. “O que acontece nos países vizinhos e suas ligações com o atual governo refletem perfeitamente o que poderá ser do Brasil num futuro muito breve, com a destruição não só do Ocidente, mas principalmente de sua cultura”, escreve.
Jair Bolsonaro diz ainda que ele é “o principal obstáculo entre eles e o que realmente desejam: o controle absoluto sobre a sua vida”, acusando seus opositores de mentir, censurar, prender, distorcer e caluniar usando a democracia como narrativa. “Mas qual democracia permite apenas um lado falar, pensar e existir?”, questiona.
Por fim, promete resitir. “Enquanto Deus me der vida, estarei aqui. Em pé. Falando a verdade. E lembrando que o Brasil não pertence ao sistema – pertence ao povo brasileiro”, diz Bolsonaro, sem citar nomes, mas deixando implícitos seus alvos, como ministros do Supremo Tribunal Federal e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da iIlva.