GPS Brasília comscore

Congresso pede ao STF a manutenção da suspensão do aumento do IOF

Parlamento reforça legitimidade para barrar decreto de Lula e sustenta validade da decisão legislativa

O Congresso Nacional apresentou, nesta sexta-feira (11), sua defesa prévia ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que pede a manutenção da suspensão do decreto presidencial que aumentou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O Parlamento também defendeu o reconhecimento da validade do decreto legislativo.

Na defesa jurídica, o Legislativo argumenta que a decisão tomada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em suspender o decreto presidencial, “encontra sustentação do ponto de vista da legitimidade democrática”.

“É por isso que se confere ao Legislativo, exclusivamente, poderes como o de autorizar que o presidente da República se ausente do país, de julgar suas contas e mesmo de julgá-lo por crime de responsabilidade”, justifica a defesa dos parlamentares.

Prazo para se defender

Termina nesta sexta o prazo para o Congresso e o governo federal apresentarem ao STF as defesas da manutenção dos decretos que tratam do tributo. As normas estão suspensas desde 4 de julho, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, relator das ações na Corte. 

A decisão de Moraes busca conter o embate entre Executivo e Congresso, abrindo espaço para uma audiência de conciliação marcada para 15 de julho. A disputa teve início após o governo federal elevar o IOF sobre operações de crédito, medida justificada pela equipe econômica como forma de garantir justiça tributária.

O Congresso, porém, reagiu com a derrubada do decreto, argumentando que não se pode aumentar tributos sem antes cortar gastos, o que geraria perda de arrecadação estimada em até R$ 20 bilhões até 2026.

Na decisão, Moraes apontou possíveis inconstitucionalidades no aumento do imposto, especialmente se comprovado que o único objetivo era arrecadatório, sem função extrafiscal legítima. O ministro também reforçou que atos administrativos devem respeitar princípios como a proporcionalidade e a anterioridade tributária.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Rótulos intensos e envolventes para harmonizar com pratos típicos da …

Condição não necessariamente é permanente e pode estar associada a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.