O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), utilizou as redes sociais, nesta quinta-feira (10), para criticar as acusações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a Corte. O ministro afirmou que nenhuma outra Corte no mundo sofreu ataques tão violentos quanto o Supremo brasileiro.
O magistrado ainda disse que o País vive um “capítulo inédito” na história da resistência da democracia, ao citar a suposta tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro.
“Nenhuma outra Suprema Corte no mundo sofreu ataques tão virulentos à honra de seus magistrados, incluindo planos de assassinato arquitetados por facções de grupos eleitorais derrotados”, afirmou Gilmar em publicação nas redes sociais.
Gilmar também criticou a então “imunidade irrestrita” das redes sociais, argumentando que grupos extremistas se aproveitaram dela para orquestrar os atos de 8 de janeiro.
Além disso, disse que as empresas de tecnologia se utilizaram de mentiras e narrativas para sabotar o debate democrático sobre a regulamentação de meios eletrônicos.
As decisões judiciais e a conformação de direitos fundamentais no Estado democrático de direito são inerentemente responsivas aos riscos factuais de violação da ordem jurídica.
O que nenhuma outra democracia contemporânea enfrentou: uma tentativa de golpe de Estado em plena luz…
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) July 10, 2025