GPS Brasília comscore

Presença feminina: mulheres ocupam cargos de comando no governo Ibaneis Rocha

Em seu aniversário, governador é celebrado por políticas públicas de acolhimento, autonomia e prevenção para mulheres no DF

Antes mesmo de completar 50 anos, o governador Ibaneis Rocha trocou o seu bem-sucedido escritório de advocacia para governar a capital do Brasil. Até então, não havia se aventurado na política. Também empresário e com visão de negócio, em seu primeiro discurso, em 2019, durante solenidade na Praça do Buriti, ressaltou a necessidade de diálogo com o setor produtivo. “Eu vou deixar o empresário trabalhar, gerar renda e emprego” , dizia.

Ibaneis é reconhecido como alguém de trato direto, personalidade firme e que valoriza o trabalho técnico. Seu olhar pragmático e voltado para resultados também o tornou sensível às demandas sociais. Em sua gestão, destacou-se pelo investimento em proteção social, acesso à justiça, capacitação econômica e ampliação de direitos.

Dentre a construção deste ecossistema, políticas públicas de acolhimento, autonomia e prevenção para mulheres no DF têm se tornado um dos pilares de sua gestão por meio de uma série de programas que trouxeram impactos à comunidade. No dia em que celebra o seu aniversário em sua fazenda na companhia de amigos e familiares, o GPS|Brasília rememora as pautas que fortalecem a presença feminina no DF.

A exemplo de mulheres em cargos estratégicos, como a vice-governadora Celina Leão, que eleva significativamente a representatividade feminina no núcleo do poder político local. A procuradora-geral Ludmila Lavocat Galvão, e ainda as secretárias Marcela Passamani (Justiça e Cidadania), Gisele Ferreira (Mulher) Hélvia Paranaguá (Educação), assim como a coronel Ana Paula Habka, comandante-geral da Polícia Militar ou Monica Mesquita, ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar.

- GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

Celina Leão | Foto: GPS|Brasília

As ações estampam dados que revelam a redução de 63% nos feminicídios no primeiro semestre de 2024 no DF, comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo a Secretaria de Estado da Mulher. A Lei do Feminicídio completou dez anos e foi criada para tipificar o assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica e familiar. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) realiza análises e monitoramento dos casos de feminicídio. O acompanhamento da Lei do Feminicídio e seus impactos é feito por diversos órgãos, incluindo o Ministério Público e a Câmara dos Deputados.

- GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

Ludmila Lavocat Galvão | Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

“Este é um governo que valoriza as mulheres, e as coloca em cargos de comando. O governador Ibaneis Rocha e a nossa vice-governadora, Celina Leão, valorizam a mulher na sua essência. Têm estilo assertivo e objetivo, que busca resultados rápidos e vão às ruas para se conectar com a população”, descreve Gisele Ferreira, secretária da Mulher.

- GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

Marcela Passamani | Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

POLÍTICAS PARA MULHERES (2019–2024)

Casa da Mulher Brasileira (CMB)

Mais de 40 mil atendimentos tais como acolhimento psicossocial, jurídico e encaminhamentos protetivos.

- GPS Brasília - Portal de Notícias do DF

Gisele Ferreira | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs)

Reestruturação com ampliação de 50% no efetivo especializado e implantação de salas humanizadas em delegacias gerais.

gpsbrasília-ps-hélviaparanaguá-10072025

Hélvia Paranaguá | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Qualifica Mulher DF

Mais de 12 mil mulheres capacitadas em cursos técnicos nas áreas de beleza, gastronomia, costura, tecnologia e gestão de negócios.

gpsbrasília-ps-anapaulahabka-10072025

Ana Paula Habka | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Microcrédito e empreendedorismo

Parceria BRB Mulher Empreendedora com R$ 50 milhões em crédito liberado e mais de três mil empreendedoras beneficiadas.

gpsbrasília-ps-mônicamesquita-1072025

Mônica Mesquita | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Casas-abrigo e proteção

Atualmente com três casas-abrigo em operação no DF com acolhida de quatrocentas mulheres e seus filhos.

Saúde da Mulher

Mais de trezentos mil exames realizados (Papanicolau e Mamografia) e cobertura pré-natal a gestantes.

Educação e prevenção

Campanhas educativas com distribuição massiva de materiais informativos em escolas, unidades de saúde e CRAS.

Participação social

Instalação de dez fóruns permanentes de diálogo com organizações e movimentos de mulheres.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI