GPS Brasília comscore

Câmara aprova criação de 160 cargos comissionados para o STF e 40 vagas para policiais judiciais

Proposta depende da análise dos destaques, mas foi aprovada em meio a críticas sobre o aumento de despesas

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (8), o texto-base do Projeto de Lei 769/24, que cria 160 funções comissionadas no Supremo Tribunal Federal (STF) e 40 cargos de técnico judiciário para atuação como agente da polícia judicial da Corte

A proposta, de iniciativa do próprio STF, foi relatada pelo deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR). Ainda faltam ser analisados os destaques que podem modificar pontos específicos do texto.

De acordo com o relator, a medida tem como objetivo fortalecer a estrutura do tribunal diante do aumento da complexidade dos processos e das demandas nos gabinetes dos ministros.

“A criação dessas funções atende à necessidade de valorizar e reter servidores qualificados. Um Judiciário eficiente é essencial para a garantia dos direitos fundamentais”, afirmou Dener.

Além das funções administrativas, o projeto também prevê a ampliação da segurança institucional, com a criação de 40 cargos para a polícia judicial do STF. Segundo Dener, o número responde ao crescimento exponencial de ameaças à Corte.

Apesar da aprovação, a proposta foi alvo de fortes críticas durante a votação. O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) classificou a medida como “imoral e injusta”.

Carlos Jordy (PL-RJ) criticou o impacto orçamentário do projeto, estimado em R$ 8 milhões por ano, e afirmou que o Parlamento “cria mais despesas para os seus algozes”.

O deputado Tarcísio Motta (PSol-RJ) também se posicionou contra, alegando falta de comprovação da necessidade das 160 funções comissionadas e defendendo que o acesso ao serviço público seja feito via concurso. “Este projeto não atende ao interesse da população”, disse.

Por outro lado, Tadeu Veneri (PT-PR) chamou de contraditório o discurso de parlamentares que rejeitam o aumento de cargos no STF, mas apoiaram a ampliação do número de deputados federais de 513 para 531.

“Se queriam dar exemplo, deveriam ter votado contra esse aumento também”, disse.

A proposta agora depende da análise dos destaques para ser analisada pelo Senado Federal.

Veja também

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

Emoções inerentes à vida humana passaram a ser rotuladas como …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.